Áustria

Réveillon em Viena

Em primeiro lugar, antes de falar sobre o réveillon em Viena, quero frisar que inicio 2021 com a esperança de que será um ano renovador, com mais saúde e leveza para todos. Afinal, 2020 não foi nada gentil conosco não é mesmo?! Ainda assim, esse ano conturbado trouxe vários aprendizados. Entre eles, me ensinou que não temos o controle de nada, que devemos ter paciência, empatia e sermos agradecidos sempre, pois nossos maiores bens são a vida, a família e os amigos. Portanto, sou só gratidão por termos vencido 2020 com saúde. Obrigada Deus!

Como mencionei no post anterior, onde contei sobre nosso réveillon em Buenos Aires; esse último 31 de dezembro nós celebramos a chegada do novo ano em casa mesmo, porque aqui em Burgos as viagens ainda não estão permitidas devido ao COVID-19. Então, como gosto muito dessa época do ano e penso que nunca é cedo para planejar uma viagem, neste post falarei sobre o réveillon em Viena, capital da Áustria. Era 2018, nosso primeiro ano morando na Europa, por isso decidimos passar esse momento especial na casa de amigos. Foi maravilhoso!

Silvesterpfad

Assim como no Brasil, no dia 31 de dezembro os austríacos comemoram o dia de São Silvestre. Por isso, em Viena há a famosa Silvesterpfad, festa conhecida como Caminho de São Silvestre. Trata-se de uma rota de 4km no centro da cidade com 14 paradas onde encontramos diversas atrações, comidas e bebidas típicas. Em alguns desses locais, por exemplo, há opções específicas para as crianças. Além disso, a maioria oferece shows com música clássica, eletrônicas, pop, rock, soul e vários outros gêneros musicais. Normalmente esse trajeto termina na Prefeitura (Rathaus), onde à meia-noite ocorre a queima de fogos e as pessoas dançam ao som da valsa Danúbio Azul. Mas, em 2020 devido ao Covid-19 o evento foi cancelado, se quiser mais informações clique aqui.

Silvesterpfad e mercados de Natal

Algumas tradições de ano novo austríacas

✨ Na véspera de ano novo, exatamente à meia-noite é transmitida pelo rádio a valsa Danúbio Azul (An der shönen blauen Donau, em alemão, “Sobre o belo Danúbio azul”) e as pessoas dançam para celebrar a chegada do novo ano.

✨ É comum as pessoas trocarem amuletos (em formatos de porquinhos, de ferraduras, entre outros) feitos com Marzipã e também com materiais não comestíveis. Porque, segundo a tradição, eles dão sorte para o próximo ano.

✨ No dia primeiro de janeiro à partir das 11h é transmitido para vários países, através da televisão e do rádio, o Concerto de Ano Novo da Wiener Philharmoniker (Orquestra Filarmônica de Viena), dessa forma é costume as famílias assistirem e confraternizarem nesse momento.

Amuletos de Marzipã

Nosso réveillon em Viena

No hemisfério norte é inverno nessa época e faz muito frio em Viena. Por isso, para quem mora lá o mais comum é passar a noite celebrando em casa com amigos e familiares. Foi o que fizemos, nossos amigos receberam outras pessoas e tivemos um jantar excelente. Inclusive o Reinhard, marido da Juliana minha amiga, preparou uma paella de mariscos que estava divina!

Ceia de ano novo!

Além disso, foi bem divertido e meio que uma “Torre de Babel”, uns falavam português, outros alemão, outros espanhol e outros inglês. Apesar de eu somente entender português e espanhol, nossa confraternização foi super agradável. Pouco antes da meia-noite subimos para o terraço para assistirmos à queima de fogos e brindarmos à chegada de 2019.

Recebendo 2019 em grande estilo!

Dicas

🔹 Esteja bem agasalhado, afinal o frio é intenso!

🔹 Se pretende passar o réveillon assistindo aos shows no espaço em frente à prefeitura; chegue mais cedo para poder comer e beber tranquilamente, porque mais tarde as filas são enormes.

🔹 É possível participar de bailes de gala, com trajes a rigor que podem ser alugados por lá. Assim, finaliza o ano em grande estilo. Mas, além de ser caro é preciso comprar os ingressos com bastante antecedência. O nome desse baile é Silvesterball.

🔹 Há ainda a opção de virar o ano de forma mais clássica: assistindo à apresentação de ópera pela orquestra mais famosa do mundo no Musikverein. Assim como na dica anterior, é preciso verificar a disponibilidade de ingressos de forma antecipada. Caso tenha interesse, acesse as informações através desse site.

Aproveito para indicar a leitura do post: Atrações em Viena – roteiro de dois dias em que a Alexandra do blog Turismo de Primeira conta sua experiencia na capital da música.

Réveillon em Viena

Foi assim nosso réveillon em Viena e na tarde do dia primeiro de janeiro aproveitamos para curtir o parque e diversões que fica no Prater, uma ótima pedida para iniciar o ano. Mas, conto sobre isso outro dia! Por fim, se você quiser mais detalhes sobre a cidade, seus pontos turísticos e diversos eventos, a Letícia do Viva Viena mora lá há alguns anos e da várias dicas legais. Super indico!

Até a próxima, Bjux!

Esta postagem foi modificada pela última vez em: 12 de outubro de 2021 15:09

ouseviajar

Ver comentários

Posts recentes

O que ver em Lisboa

Planejando uma viagem para a capital portuguesa? Se ainda não definiu o que ver em Lisboa, vou te contar o… Mais informações:

31 de agosto de 2023

O que ver em Belém, distrito de Lisboa

Porque escrever sobre o que ver em Belém? Porque esse foi um dos lugares que mais gostamos em Lisboa, apesar… Mais informações:

31 de julho de 2023

Casas Típicas da Costa Nova

A Costa Nova é famosa pelos "palheiros", que são aquelas belas casinhas listradas e de cores vibrantes. Essas Casas típicas… Mais informações:

31 de maio de 2023

O que ver em Aveiro

Aveiro é uma pequena cidade de Portugal que fica a cerca de 75 km de distância de Porto, ideal para… Mais informações:

30 de abril de 2023

O Diário de Anne Frank

Mundialmente conhecido, “O Diário de Anne Frank” além de ter importância histórica, é extremamente marcante. Afinal, conhecer a experiência vivida… Mais informações:

27 de março de 2023

Anne Frank e o Anexo Secreto

A ideia de escrever sobre Anne Frank e o Anexo Secreto surgiu depois que visitei, no final do ano passado, o Museu… Mais informações:

28 de fevereiro de 2023

Este site usa cookies.

Saiba mais...