Localizado em Sevilla, capital da Andaluzia na Espanha, o Real Alcázar de Sevilla é um dos palácios ainda utilizados mais antigos do mundo. Antes de mais nada é bom especificar que trata-se de um conjunto de fortificações, sendo que o palácio original foi construído na Alta Idade Média. Contudo, ao longo dos séculos outras edificações foram construídas e reconstruídas com influências de diferentes culturas. Por isso, chama bastante atenção sua arquitetura com espaços em vários estilos do mudéjar ao gótico e renascentista.
Anteriormente, por volta do ano 720 o Real Alcázar passou a ser utilizado como residência dos líderes árabes que haviam conquistado Sevilla em 713. Enquanto em 884 a fortaleza foi de grande importância para evitarem a invasão dos vikings à cidade.
Ao passo que durante os séculos XI, XII e XIII o local ganhou novas construções e foi ampliado com novos palácios, salões e pátios.
Posteriormente, em 1364 o Rei Pedro I – O Cruel mandou construírem um palácio que não estivesse protegido atrás das muralhas, preservando a arquitetura mudéjar.
Além disso, em 1526 o casamento de Carlos I, rei de Castela e Aragão com Isabel de Portugal, foi celebrado no Real Alcázar de Sevilla.
Então em 1987 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e atualmente é um dos monumentos mais visitados na Espanha. Além disso, serve de residência da família real na cidade.
Em síntese há tanta riqueza histórica nesse lugar, tantos detalhes que me é impossível descrever tudo. Nesse sentido foi um dos pontos turísticos mais impressionantes que visitei.
O Real Alcázar de Sevilla é imenso! Dessa forma, sugiro que separe no mínimo 3 horas para passear por ele com calma e poder conhecer cada cantinho desse lugar lindo.
Antes de mais nada, vale frisar que os palácios Gótico e Mudejár (ou de Pedro I) possuem uma beleza estonteante e jardins encantadores. Mas, para não me estender muito, apenas citarei os lugares que você pode ver por lá e falarei de alguns dos que mais me impressionaram.
Sem dúvida esse é o salão mais lindo do Real Alcázar, na minha opinião. Majestoso e incrivelmente belo! Sobretudo pela cúpula semiesférica dourada que chama a atenção assim que entramos, essa cúpula foi construída em 1427 por Diego Ruiz e é carinhosamente chamada de “A metade da Laranja”. Abaixo dela, nas laterais vemos entre os frisos de madeira medieval retratos dos monarcas, que foram substituídos durante a reforma de 1599 e 1600. Além disso, nas laterais do salão tem passagens com belos arcos em forma de ferraduras sustentados por colunas de mármore e as paredes são todas decoradas com azulejos, assim como em outras partes desse palácio.
Salão do Telhado de Felipe II, Alcova Real, Sala da Justiça (estilo Mudéjar), Sala dos Infantes, Salão do Telhado de Carlos V, Sala de Leques, Sala de Audiências, Sala de Festas, Salão dos Tapetes e sala de Exposição de Cerâmica.
Esse pátio foi o principal espaço público do Palácio do Rei Pedro I. Rodeado por uma galeria de arcos característicos da dinastia Almóada, de fato é outro ponto super elegante e charmoso do Real Alcázar. Fiquei encantada com a arquitetura e com os pássaros que voavam livres sobre o jardim do pátio, dando ainda mais beleza ao lugar.
Pátio de León 1 e 2, Pátio das Bonecas, Pátio do Cruzeiro, Pátio das Flores, Pátio da Montaria, Pátio do Quarto Militar, Pátio do Sol, Pátio de Gesso, Pátio do Assistente, Pátio de Levíes e Pátio das Bandeiras (saída).
Visto que esses jardins começaram a ser cultivados há mais de mil anos, é inegável que possuem muita história. Bem como podemos constatar através dos vários elementos mouros, renascentistas e modernos que encontramos pelos diversos jardins. Além disso, são maravilhosos e imensos! Portanto, gaste um bom tempo contemplando as belíssimas paisagens, galerias, esculturas e fontes que também envolvem muitas lendas.
Entre todos os jardins que vimos por lá, este era o mais popular, digamos assim, foi praticamente impossível fazer boas fotos ali devido a quantidade de pessoas querendo fotografar a escultura do deus mitológico Mercúrio que fica no centro de um pequeno lago (ou piscina). Como sou apaixonada por jardins, deixei esse espaço disputado de lado e desfrutei mais da beleza que havia ao redor. Assim também aproveitei para vê-lo do alto da Galeria do Grotesco que é rodeada pelos belos jardins.
A título de curiosidade, o termo Grotesco se refere a um estilo ornamental inspirado em decorações murais da Roma antiga, encontradas em escavações na época do Renascimento. Contudo, ao longo do tempo esse estilo passou por alterações e hoje tem um sentido bem mais amplo, englobando diversos outros elementos.
Dessa forma, a Galeria do Grotesco do Real Alcázar de Sevilla que anteriormente fazia parte da muralha Almóada, ganhou as atuais características após ser transformada pelo arquiteto Vermondo Resta em 1612. A galeria se estende por 160 metros entre os jardins e podemos caminhar por ela admirando todo o esplendor daquele lugar.
Jardim da Dança (onde há a entrada para os Banhos de Dona María Padilla), Jardim da Galera (com belas laranjeiras), Jardim de Tróia, Jardim das Flores, Jardim de Carlos V, Jardim das Damas, Jardim dos Poetas 1 e 2, Jardim Senador da Alcova, Jardim Senador de León, Jardín do Chorro, Jardins da Alcubilla 1 e 2, Jardins da Cruz, Jardins Inglês 1, 2 e 3, Jardim do Marquês de Vega Inclán, Jardim do Príncipe, Jardim da Porta da Alcova e Labirinto.
Tem esse nome porque o local foi sede do Tribunal do Almirantado de Castilla. Também fez parte da Casa de Contratação, fundada em 1503 pela Rainha Isabel I após o descobrimento da América com o intuito de controlar o comércio entre a Espanha e o Novo Mundo. O salão está decorado com pinturas históricas dos séculos XIX e XX e atualmente serve de sala de conferências.
Chamado assim pois foi nesse local que a rainha Isabel I – La Católica deu a luz ao príncipe Don João II em 1478. Esse quarto é composto por uma sala grande e duas salas menores, uma de cada lado, as famosas alcovas. O que mais me chamou atenção foram os tetos, lindos e cheios de detalhes.
Capela, Porta do Leão (em estilo almóada – atual entrada), Pavilhão Carlos V, Fonte de Mercúrio, Porta de Marchena, Galeria Décima Oitava, Porta do Privilégio, Porta do Apeadeiro 1 e 2.
Assim sendo, esse ponto turístico é uma visita essencial para quem vai à Sevilla. Pois além do que já mencionei, podemos apreciar figuras geométricas, inscrições, cerâmicas e artesanatos da época dos Reis Católicos. Um belo passeio pelo tempo!
Várias cenas da série Game of Thrones foram gravadas no Real Alcázar de Sevilla. O local serviu de cenário para Water Gardens, palácio privado da Casa Martell do reino de Dorne (5ª e 6ª temporadas). Para não dar muito spoiler, mencionarei somente algumas dessas cenas.
A galeria onde ficam Banhos de Dona María Padilla foi utilizada para a cena em que as personagens Ellaria Sand e as Serpentes de Areia tiveram uma conversa importante.
O Jardim das Damas foi palco para os passeios românticos entre Myrcella Lannister, filha da Cersei e seu prometido Trystane Martell. Há uma cena deles perto da fonte, que foi mudada digitalmente, já que por se tratar de um patrimônio tombado, o local não pode sofrer nenhuma alteração.
O Salão dos Embaixadores serviu para a cena em que Jaime Lannister se reuniu com os Martell para negociar o “resgate” de Myrcella.
A Parte Alta do Jardim da Dança, uma galeria que tem visão privilegiada para os Jardins de Mercúrio, da Dança e das Damas serviu para algumas cenas do Príncipe Doran Martell em GOT. Contudo, quando eu fui ao Real Alcázar de Sevilla essa parte, assim como os terraços, estavam fechados para visitação.
Você pode comprar os ingressos de forma antecipada pelo site oficial deles, contudo comprando online há uma tarifa de 1 €, mesmo nas visitas gratuitas. Do mesmo modo você também encontrará outros tipos de tarifas com visitação noturna e até mesmo teatralizada no site oficial.
DICA: Às segundas-feiras as visitas nos horários de 18h e de 18h30 são gratuitas.
Espero que tenha gostado! Eu adoro visitar lugares que serviram de cenários para séries e filmes, se você também gosta, veja meu outro post sobre o Castelo de Almodóvar del Río. Além disso, se você gosta de cidades históricas, saiba que atualmente há 15 Cidades Patrimônio da Espanha eleitas pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e a Sabrina do blog Viaje Sem Pacote conta um pouco sobre cada uma delas, confira no link acima.
E lembre-se: se comprar chips, passagens, seguro viagem ou mesmo reservar aluguéis de veículos através dos links de parceiros aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar descontos.
Esta postagem foi modificada pela última vez em: 21 de setembro de 2021 13:58
Planejando uma viagem para a capital portuguesa? Se ainda não definiu o que ver em Lisboa, vou te contar o… Mais informações:
Porque escrever sobre o que ver em Belém? Porque esse foi um dos lugares que mais gostamos em Lisboa, apesar… Mais informações:
A Costa Nova é famosa pelos "palheiros", que são aquelas belas casinhas listradas e de cores vibrantes. Essas Casas típicas… Mais informações:
Aveiro é uma pequena cidade de Portugal que fica a cerca de 75 km de distância de Porto, ideal para… Mais informações:
Mundialmente conhecido, “O Diário de Anne Frank” além de ter importância histórica, é extremamente marcante. Afinal, conhecer a experiência vivida… Mais informações:
A ideia de escrever sobre Anne Frank e o Anexo Secreto surgiu depois que visitei, no final do ano passado, o Museu… Mais informações:
Este site usa cookies.
Saiba mais...
Ver comentários
Amei as informações, e na época que assisti Got, não sabia que tinha gravado em Sevilla, nesse Palacio. Sevilla é um dos lugares que anseio mto conhecer aqui na Espanha, menos no verão xD
Oi Carol! Obrigada, fico feliz que tenha gostado. Realmente Sevilla é uma cidade linda e cheia de lugares encantadores, você vai amar o Real Alcázar. Além das cenas de Got, tem uma riqueza de detalhes impressionante.🥰😘
Minha viagem à Espanha teve que ser adiada por causa da pandemia. Mas, se tudo der certo, visitarei o país ano que vem e com certeza colocarei o Real Alcazar de Sevilha no meu roteiro.
Poxa Sabrina, que pena. O bom é que nossos planos de viagens só foram adiados e não cancelados. Assim que tudo isso passar você vem para a Espanha, tenho certeza que vai amar o Real Alcázar de Sevilla. 🥰😘
Ando há tanto tempo para ir a Sevilha e vou deixando sempre para outra altura. Depois de ler o seu post sobre o Real Alcazar de Sevilha tenho a certeza que assim que se proporcionar não vou deixar para outra altura.
Isso mesmo Patrícia, chega de adiar essa viagem! O Real Alcázar de Sevilla merece uma visita, assim como diversos outros lugares interessantes que tem pela cidade, você vai gostar. 🥰😘
Deu pra entender porque foi utilizado para Game of Thrones. Fiquei encantada com a beleza e os detalhes. Além de uma história riquíssima.
Oi Claudia, que bom que gostou. Realmente é um lugar incrível, cheio de detalhes, beleza e história.🥰😘
Que maravilhoso esse lugar! Já estive na Espanha de passagem e não consegui explorar quase nada do país, infelizmente. Fiquei impressionada com a riqueza de detalhes do Real Alcazar de Sevilla, e acho lindo lugares que resistem ainda impressionantes mesmo depois de séculos. Também adoro a influência árabe nos detalhes, não à toa serviu de cenário para uma série tão icônica como GOT.
Oi Cintia, agora você já tem mais motivos para voltar à Espanha. Tem belíssimos lugares por aqui que valem a pena serem visitados, tenho certeza que vai amar. Fico feliz que tenha gostado!🥰😘
Que fantástico o Palácio Real Alcazar de Sevilla! Amo demais essa arquitetura, dá para ficar horas olhando os detalhes. E como fã de Game of Thrones, acho que ficaria dias rsrs
Haha! Bem isso Marcela, passamos horas por la e eu ficaria bem mais tempo. Sao muitos detalhes e tudo é tão lindo que a gente nem vê o tempo passar. Fico feliz que tenha gostado! 🥰😘
Quero muito conhecer o Real Alcázar, mas a viagem para Sevilha teve que ser adiada... Aliás, esse palácio me causa um certo fascínio, mesmo antes de GOT. Não vejo a hora de poder visitar-lo, e agora com muito mais informações!
Olá, realmente é um lugar fascinante. Quando conhecer vai se encantar ainda mais! 😘
Adorei o seu post, não sabia que um dos cenários Game of Thrones era em Real Alcázar de Sevilla.
Inclusive preciso assistir a ultima temporada da serie haha
Com certeza irei incluir na minha lista de lugares pós-pandemia. Abraços e já aguardo mais posts legais como esse :)
Haha! Que bom que gostou Izabela, aqui na Espanha tem várias cidades que serviram de cenários para Game of Thrones, a vontade é de visitar todas.☺️😘
Quanta história nesse lugar!!! Adorei poder conhecer um pouquinho mais e já quero visitar pessoalmente!
Oi Luana, que bom que gostou. É mesmo um lugar fantástico e cheio de encantos, você vai amar conhecer. 🥰😘
O Real Alcazar é um dos lugares mais lindos de Sevilla, eu concordo muito! Aliás, a cidade de Sevilla é uma loucura de beleza, quero muito voltar pra lá quando puder, pois passei um dia somente na cidade em uma road trip. Abraços.