Real Alcázar de Sevilla, cenário de Game of Thrones

Localizado em Sevilla, capital da Andaluzia na Espanha, o Real Alcázar de Sevilla é um dos palácios ainda utilizados mais antigos do mundo. Antes de mais nada é bom especificar que trata-se de um conjunto de fortificações, sendo que o palácio original foi construído na Alta Idade Média. Contudo, ao longo dos séculos outras edificações foram construídas e reconstruídas com influências de diferentes culturas. Por isso, chama bastante atenção sua arquitetura com espaços em vários estilos do mudéjar ao gótico e renascentista.

Um Pouco da História do Real Alcázar de Sevilla

Anteriormente, por volta do ano 720 o Real Alcázar passou a ser utilizado como residência dos líderes árabes que haviam conquistado Sevilla em 713. Enquanto em 884 a fortaleza foi de grande importância para evitarem a invasão dos vikings à cidade. 

Ao passo que durante os séculos XI, XII e XIII o local ganhou novas construções e foi ampliado com novos palácios, salões e pátios. 

Posteriormente, em 1364 o Rei Pedro I – O Cruel mandou construírem um palácio que não estivesse protegido atrás das muralhas, preservando a arquitetura mudéjar. 

Além disso, em 1526 o casamento de Carlos I, rei de Castela e Aragão com Isabel de Portugal, foi celebrado no Real Alcázar de Sevilla.

Então em 1987 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e atualmente é um dos monumentos mais visitados na Espanha. Além disso, serve de residência da família real na cidade.

Em síntese há tanta riqueza histórica nesse lugar, tantos detalhes que me é impossível descrever tudo. Nesse sentido foi um dos pontos turísticos mais impressionantes que visitei. 

O Real Alcázar de Sevilla é imenso! Dessa forma, sugiro que separe no mínimo 3 horas para passear por ele com calma e poder conhecer cada cantinho desse lugar lindo. 

Parte do Pátio da Montaria no Real Alcázar de Sevilla
Pátio de la Montería

O que ver no Real Alcázar de Sevilla

Antes de mais nada, vale frisar que os palácios Gótico e Mudejár (ou de Pedro I) possuem uma beleza estonteante e jardins encantadores. Mas, para não me estender muito, apenas citarei os lugares que você pode ver por lá e falarei de alguns dos que mais me impressionaram.

Salões do Real Alcázar de Sevilla

Salão dos Embaixadores

Sem dúvida esse é o salão mais lindo do Real Alcázar, na minha opinião. Majestoso e incrivelmente belo! Sobretudo pela cúpula semiesférica dourada que chama a atenção assim que entramos, essa cúpula foi construída em 1427 por Diego Ruiz e é carinhosamente chamada de “A metade da Laranja”. Abaixo dela, nas laterais vemos entre os frisos de madeira medieval retratos dos monarcas, que foram substituídos durante a reforma de 1599 e 1600. Além disso, nas laterais do salão tem passagens com belos arcos em forma de ferraduras sustentados por colunas de mármore e as paredes são todas decoradas com azulejos, assim como em outras partes desse palácio. 

Salão dos Embaixadores do Real Alcázar de Sevilla
Salão dos Embaixadores – Palácio Mudejár (ou Palácio de Pedro I)

Demais salões

Salão do Telhado de Felipe II, Alcova Real, Sala da Justiça (estilo Mudéjar), Sala dos Infantes, Salão do Telhado de Carlos V, Sala de Leques, Sala de Audiências, Sala de Festas, Salão dos Tapetes e sala de Exposição de Cerâmica.

Pátios do Real Alcázar de Sevilla

Pátio das Donzelas

Esse pátio foi o principal espaço público do Palácio do Rei Pedro I. Rodeado por uma galeria de arcos característicos da dinastia Almóada, de fato é outro ponto super elegante e charmoso do Real Alcázar. Fiquei encantada com a arquitetura e com os pássaros que voavam livres sobre o jardim do pátio, dando ainda mais beleza ao lugar.

Pátio das Donzelas do Rela Alcázar de Sevilla
Pátio das Donzelas

Demais pátios

Pátio de León 1 e 2, Pátio das Bonecas, Pátio do Cruzeiro, Pátio das Flores, Pátio da Montaria, Pátio do Quarto Militar, Pátio do Sol, Pátio de Gesso, Pátio do Assistente, Pátio de Levíes e Pátio das Bandeiras (saída).

Jardins do Real Alcázar de Sevilla

Visto que esses jardins começaram a ser cultivados há mais de mil anos, é inegável que possuem muita história. Bem como podemos constatar através dos vários elementos mouros, renascentistas e modernos que encontramos pelos diversos jardins. Além disso, são maravilhosos e imensos! Portanto, gaste um bom tempo contemplando as belíssimas paisagens, galerias, esculturas e fontes que também envolvem muitas lendas.

Passeando pelos jardins dos Real Alcázar de Sevilla
Passeando pelos jardins dos Real Alcázar de Sevilla

Jardim de Mercúrio e Galeria do Grotesco

Entre todos os jardins que vimos por lá, este era o mais popular, digamos assim, foi praticamente impossível fazer boas fotos ali devido a quantidade de pessoas querendo fotografar a escultura do deus mitológico Mercúrio que fica no centro de um pequeno lago (ou piscina). Como sou apaixonada por jardins, deixei esse espaço disputado de lado e desfrutei mais da beleza que havia ao redor. Assim também aproveitei para vê-lo do alto da Galeria do Grotesco que é rodeada pelos belos jardins. 

Jardins do Real Alcázar de Sevilla vistos do alto, da Galeria do Grotesco
Jardim de Mercúrio e Jardim das Damas vistos do alto, da Galeria do Grotesco

A título de curiosidade, o termo Grotesco se refere a um estilo ornamental inspirado em decorações murais da Roma antiga, encontradas em escavações na época do Renascimento. Contudo, ao longo do tempo esse estilo passou por alterações e hoje tem um sentido bem mais amplo, englobando diversos outros elementos.

Dessa forma, a Galeria do Grotesco do Real Alcázar de Sevilla que anteriormente fazia parte da muralha Almóada, ganhou as atuais características após ser transformada pelo arquiteto Vermondo Resta em 1612. A galeria se estende por 160 metros entre os jardins e podemos caminhar por ela admirando todo o esplendor daquele lugar.

Galeria do Grotesco e Jardins do Real Alcázar de Sevilla

Demais Jardins

Jardim da Dança (onde há a entrada para os Banhos de Dona María Padilla), Jardim da Galera (com belas laranjeiras), Jardim de Tróia, Jardim das Flores, Jardim de Carlos V, Jardim das Damas, Jardim dos Poetas 1 e 2, Jardim Senador da Alcova, Jardim Senador de León, Jardín do Chorro, Jardins da Alcubilla 1 e 2, Jardins da Cruz, Jardins Inglês 1, 2 e 3, Jardim do Marquês de Vega Inclán, Jardim do Príncipe, Jardim da Porta da Alcova e Labirinto.

Quarto do Almirante

Tem esse nome porque o local foi sede do Tribunal do Almirantado de Castilla. Também fez parte da Casa de Contratação, fundada em 1503 pela Rainha Isabel I após o descobrimento da América com o intuito de controlar o comércio entre a Espanha e o Novo Mundo. O salão está decorado com pinturas históricas dos séculos XIX e XX e atualmente serve de sala de conferências.

Quarto do Almirante do Real Alcázar de Sevilla
Quarto do Almirante (também chamado de Salão do Almirante)

Quarto do Príncipe 

Chamado assim pois foi nesse local que a rainha Isabel I – La Católica deu a luz ao príncipe Don João II em 1478. Esse quarto é composto por uma sala grande e duas salas menores, uma de cada lado, as famosas alcovas. O que mais me chamou atenção foram os tetos, lindos e cheios de detalhes. 

Quarto do Príncipe do Real Alcázar de Sevilla

Outros pontos interessantes do Real Alcázar de Sevilla

Capela, Porta do Leão (em estilo almóada – atual entrada), Pavilhão Carlos V, Fonte de Mercúrio, Porta de Marchena, Galeria Décima Oitava, Porta do Privilégio, Porta do Apeadeiro 1 e 2.  

Assim sendo, esse ponto turístico é uma visita essencial para quem vai à Sevilla. Pois além do que já mencionei, podemos apreciar figuras geométricas, inscrições, cerâmicas e artesanatos da época dos Reis Católicos. Um belo passeio pelo tempo!

Salão do Tapetes, Pavilhão Carlos V, Jardim de Tróia, Sala de Festas e Pátio de Levíes do Real Alcázar de Sevilla
Salão do Tapetes, Pavilhão Carlos V, Jardim de Tróia, Sala de Festas e Pátio de Levíes

Cenário da série Game of Thrones

Várias cenas da série Game of Thrones foram gravadas no Real Alcázar de Sevilla. O local serviu de cenário para Water Gardens, palácio privado da Casa Martell do reino de Dorne (5ª e 6ª temporadas). Para não dar muito spoiler, mencionarei somente algumas dessas cenas.

A galeria onde ficam Banhos de Dona María Padilla foi utilizada para a cena em que as personagens Ellaria Sand e as Serpentes de Areia tiveram uma conversa importante.

Baños de Doña María do Real Alcázar de Sevilla
Fotos que tirei na galeria do Banhos de D. Maria x cena de GOT “Game of Thrones”

Jardim das Damas foi palco para os passeios românticos entre Myrcella Lannister, filha da Cersei e seu prometido Trystane Martell. Há uma cena deles perto da fonte, que foi mudada digitalmente, já que por se tratar de um patrimônio tombado, o local não pode sofrer nenhuma alteração.

Cena de GOT “Game of Thrones” x fotos que tirei no Jardim das Damas

Salão dos Embaixadores serviu para a cena em que Jaime Lannister se reuniu com os Martell para negociar o “resgate” de Myrcella.  

Salón de Embajadores Del Real Alcázar de Sevilla
Cenas de GOT “Game of Thrones” x fotos que tirei no Salão dos Embaixadores

Parte Alta do Jardim da Dança, uma galeria que tem visão privilegiada para os Jardins de Mercúrio, da Dança e das Damas serviu para algumas cenas do Príncipe Doran Martell em GOT. Contudo, quando eu fui ao Real Alcázar de Sevilla essa parte, assim como os terraços, estavam fechados para visitação. 

Cena de GOT “Game of Thrones” na Parte Alta do Jardim da Dança x Foto que tirei no Jardim das Damas

Visitação

  • Entrada Geral (Inclui a visita à planta baixa dos Palácios e Jardins): 11,50 € 
  • Idosos (acima de 65 anos) e estudantes (entre 17 e 25 anos): 3 €
  • Portadores de necessidades especiais, menores de 16 anos e desempregados nascidos ou residentes em Sevilla: Entrada gratuita. 
  • Entrada Especial ao Quarto Real Alto (Esta entrada se limita à visita parcial organizada ao Quarto Real Alto situado na parte superior do Palácio do Rei Don Pedro): 4,50 €
  • Audioguia (opcional): 6 €
  • Vale lembrar que se você adquirir a Entrada Geral, terá direito a visitar esses outros espaços geridos pela prefeitura de Sevilla: O Antiquarium, o Museu Bellver, o Museu de Cerâmica de Triana e o Museu Castelo de São Jorge.

Você pode comprar os ingressos de forma antecipada pelo site oficial deles, contudo comprando online há uma tarifa de 1 €, mesmo nas visitas gratuitas. Do mesmo modo você também encontrará outros tipos de tarifas com visitação noturna e até mesmo teatralizada no site oficial.

DICA: Às segundas-feiras as visitas nos horários de 18h e de 18h30 são gratuitas. 

  • Localização: Pátio de Banderas, s/n. 41004 – Sevilla (A entrada é pela Puerta del León, bem ao lado da Giralda e da Catedral)
  • Telefone para informações: +34 955010010 (ou 010 para quem estiver em Sevilla)
Passeando pelos jardins do Real Alcázar de Sevilla

Outras sugestões de leitura

Espero que tenha gostado! Eu adoro visitar lugares que serviram de cenários para séries e filmes, se você também gosta, veja meu outro post sobre o Castelo de Almodóvar del Río. Além disso, se você gosta de cidades históricas, saiba que atualmente há 15 Cidades Patrimônio da Espanha eleitas pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) e a Sabrina do blog Viaje Sem Pacote conta um pouco sobre cada uma delas, confira no link acima.

E lembre-se: se comprar chipspassagensseguro viagem ou mesmo reservar aluguéis de veículos através dos links de parceiros aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar descontos.

19 thoughts on “Real Alcázar de Sevilla, cenário de Game of Thrones

  1. Amei as informações, e na época que assisti Got, não sabia que tinha gravado em Sevilla, nesse Palacio. Sevilla é um dos lugares que anseio mto conhecer aqui na Espanha, menos no verão xD

    1. Oi Carol! Obrigada, fico feliz que tenha gostado. Realmente Sevilla é uma cidade linda e cheia de lugares encantadores, você vai amar o Real Alcázar. Além das cenas de Got, tem uma riqueza de detalhes impressionante.🥰😘

    1. Poxa Sabrina, que pena. O bom é que nossos planos de viagens só foram adiados e não cancelados. Assim que tudo isso passar você vem para a Espanha, tenho certeza que vai amar o Real Alcázar de Sevilla. 🥰😘

  2. Ando há tanto tempo para ir a Sevilha e vou deixando sempre para outra altura. Depois de ler o seu post sobre o Real Alcazar de Sevilha tenho a certeza que assim que se proporcionar não vou deixar para outra altura.

    1. Isso mesmo Patrícia, chega de adiar essa viagem! O Real Alcázar de Sevilla merece uma visita, assim como diversos outros lugares interessantes que tem pela cidade, você vai gostar. 🥰😘

  3. Deu pra entender porque foi utilizado para Game of Thrones. Fiquei encantada com a beleza e os detalhes. Além de uma história riquíssima.

  4. Que maravilhoso esse lugar! Já estive na Espanha de passagem e não consegui explorar quase nada do país, infelizmente. Fiquei impressionada com a riqueza de detalhes do Real Alcazar de Sevilla, e acho lindo lugares que resistem ainda impressionantes mesmo depois de séculos. Também adoro a influência árabe nos detalhes, não à toa serviu de cenário para uma série tão icônica como GOT.

    1. Oi Cintia, agora você já tem mais motivos para voltar à Espanha. Tem belíssimos lugares por aqui que valem a pena serem visitados, tenho certeza que vai amar. Fico feliz que tenha gostado!🥰😘

  5. Que fantástico o Palácio Real Alcazar de Sevilla! Amo demais essa arquitetura, dá para ficar horas olhando os detalhes. E como fã de Game of Thrones, acho que ficaria dias rsrs

    1. Haha! Bem isso Marcela, passamos horas por la e eu ficaria bem mais tempo. Sao muitos detalhes e tudo é tão lindo que a gente nem vê o tempo passar. Fico feliz que tenha gostado! 🥰😘

  6. Quero muito conhecer o Real Alcázar, mas a viagem para Sevilha teve que ser adiada… Aliás, esse palácio me causa um certo fascínio, mesmo antes de GOT. Não vejo a hora de poder visitar-lo, e agora com muito mais informações!

  7. Adorei o seu post, não sabia que um dos cenários Game of Thrones era em Real Alcázar de Sevilla.
    Inclusive preciso assistir a ultima temporada da serie haha
    Com certeza irei incluir na minha lista de lugares pós-pandemia. Abraços e já aguardo mais posts legais como esse 🙂

    1. Haha! Que bom que gostou Izabela, aqui na Espanha tem várias cidades que serviram de cenários para Game of Thrones, a vontade é de visitar todas.☺️😘

    1. Oi Luana, que bom que gostou. É mesmo um lugar fantástico e cheio de encantos, você vai amar conhecer. 🥰😘

  8. O Real Alcazar é um dos lugares mais lindos de Sevilla, eu concordo muito! Aliás, a cidade de Sevilla é uma loucura de beleza, quero muito voltar pra lá quando puder, pois passei um dia somente na cidade em uma road trip. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *