Pinchos… ¡Cómo me gusta!

Os pinchos fazem parte da gastronomia espanhola. É comum encontrarmos formas diferentes de escrita dessa palavra, “pintxos”(em euskera), “pinchus” e “pinchos”, mas a pronúncia é a mesma. Usarei a grafia “pinchos” já que a palavra deriva do verbo espanhol “pinchar”, isso porque antigamente os pinchos costumavam ser servidos em um pedaço de pão atravessado por um palito. 

Afinal, o que são pinchos? São pequenas porções individuais, próprias para se degustar acompanhadas de uma dose de vinho, cerveja ou de outra bebida de sua preferência. São semelhantes às tapas, embora geralmente menores. Ainda hoje alguns são servidos com palito como eram anteriormente, mas com o tempo e a evolução da culinária basca foram surgindo diversos tipos de pinchos, todos muito saborosos e irresistíveis.

El txikiteo

É costume em Pamplona, assim como em algumas cidades do País Basco as pessoas fazerem a rota dos pinchos, ou “ritual del txikiteo” como é chamado em euskera. Ou seja, os espanhóis vão de bar em bar saboreando o máximo possível dessas iguarias e tomando pequenas doses de vinho ou cerveja. Na maioria das vezes as pessoas comem e bebem em pé no balcão dos bares, o que facilita a troca de bar.

Minha primeira vez num bar de pinchos
Foto da minha primeira experiência em um bar espanhol, assim que cheguei em Pamplona!

O interessante é que isso se tornou tão natural que nos próprios estabelecimentos costumam dar informações ou mesmo indicar pinchos dos concorrentes. Esse costume ficou tão famoso que um dos eventos culinários mais importantes da região é a Semana del Pincho de Navarra, que completou 21 anos em março deste ano e sempre atrai pessoas de várias localidades para Pamplona.

Bares de Pinchos em Pamplona

No Casco Antigo, centro histórico da cidade, há uma enorme oferta de bares com variados pinchos. Os lugares mais movimentados são: rua San Nicolás, rua Estafeta, rua Mercaderes e os bares com mesas ao ar livre na Plaza del Castillo.

São muitos bares legais e fica difícil escolher quais indicar. Vou citar os três que nós costumávamos ir com maior frequência em Pamplona:

Iruñazarra

Cada pincho mais saboroso que o outro, são tantas opções que dá vontade de sair experimentando tudo. O bom é que tem para todos os gostos. Além disso, o local é aconchegante e os funcionários super educados e bem humorados. Ah! Foi nesse bar que tirei a foto de capa desse post.

Localização: Calle Mercaderes, 15.

Pinchos de bar Iruñazarra
Bar Iruñazarra

La Mandarra de la Ramos

Um dos nossos queridinhos, com vários pinchos deliciosos e um ambiente bem a cara da cidade. No corredor de entrada estão expostas fotografias e obras de artistas locais e o piso tem decoração voltada para as festas de San Fermín.

Localização: Calle San Nicolás, 9.

Pinchos do bar La Mandarra de la Ramos
Bar La Mandarra de la Ramos

Chez Belagua

Localizado na calle Para quem gosta de sidra, esse é o lugar ideal. Uma sidrería bem na rua principal do centro histórico de Pamplona. Também tem saborosos pinchos e tortillas feitas de diferentes maneiras.

Localização: Calle Estafeta, 49-51.

Pinchos do bar Chez Belagua
Bar Chez Belagua

Dica de economia e diversão

Às quintas-feiras acontece o “Juevincho”, onde os estabelecimentos reduzem os valores e  um pincho com uma bebida custam apenas 2 €. Os bares ficam cheios e as ruas bem animadas.

E aí, ficou com água na boca também? Os pinchos são realmente irresistíveis e não podem ficar de fora do roteiro em uma viagem à Espanha. À medida que eu for conhecendo mais lugares e tiver mais informações sobre a gastronomia espanhola, volto para te contar mais.

Parceiros e Promoções

Quando você compra chipspassagensseguro viagem, assim como quando reserva aluguéis de veículos através dos links aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar desconto.

Bjux e até a próxima!


5 thoughts on “Pinchos… ¡Cómo me gusta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *