A Ciutadella de Barcelona é tão encantadora que merece um post inteiro sobre ela. Visto que é o parque mais antigo de Barcelona e ainda hoje a maior área verde na região central da cidade.
Seu nome se deve ao fato de o espaço que ocupa ter sido uma fortaleza criada por ordem do Rei Felipe V em 1715, logo após a Guerra de Sucessão Espanhola. A fortaleza foi demolida e após a Revolução de 1868 o espaço foi cedido à cidade na condição de que se tornasse um jardim público. Dessa época somente foram conservados o Palácio do Governador, a capela e o arsenal. Josep Fontserè responsável pelo projeto do novo parque, o definiu assim: “Os jardins são para a cidade o mesmo que os pulmões para o corpo humano”. Finalmente em 1881 o parque foi inaugurado.
Hoje em dia não apenas turistas como moradores aproveitam o local para passeios, piqueniques, leituras, fotografias, caminhadas ou simplesmente para um momento de descanso. Além disso, nesse espaço também costumam acontecer eventos culturais gratuitos promovidos pela prefeitura.

Castelo dos Três Dragões
Logo após a entrada principal do parque vemos um edifício em forma de castelo, em estilo modernista. Esse castelo foi construído para ser a cafeteria e restaurante da Exposição Universal de 1888 e ao longo dos séculos ganhou outras finalidades. Por exemplo, foi sede do Museu de Ciencias Naturais de Barcelona, sede do Museu de Zoologia e atualmente abriga o Arquivo do Museu de Ciencias Naturais e alguns laboratórios de investigação.

Cascata Monumental
Uma belíssima fonte que se destaca em meio ao parque. Assim como a maior parte da Ciutadella de Barcelona, essa obra também foi desenhada por José Fontseré, contudo toda a parte hidráulica e a gruta artificial debaixo da cascata foram realizadas por Antoni Gaudí enquanto ele ainda era estagiário e assistente de Fontseré. A obra foi construída entre 1875 e 1881 e possui várias esculturas feitas por artistas catalães que foram colocadas no final do século XIX. Hoje é um dos pontos turísticos mais apreciados dentro do parque.

Mamute
Réplica em tamanho natural de um Mamute que chama a atenção principalmente das crianças que visitam a Ciutadella de Barcelona. Havia o projeto de construirem várias réplicas de animais pré-históricos e distribuirem pelo parque. Contudo, não se sabe ao certo se o projeto foi interrompido pelo falecimento de seu autor, o geólogo Norbert Font i Saqué, ou se pelo alto custo da criação das réplicas. Mas, confesso que achei a ideia o máximo! Uma vez que já me encantei com o Mamute que é lindo, tenho certeza que ficaria horas por ali se tivessem mais réplicas com essa.

Parlamento da Cataluña
Este edifício em estilo classicista francês foi construído entre 1716 e 1748 como arsenal da antiga fortaleza. O local foi restaurado para receber a família real em 1888, ao longo dos anos teve várias finalidades e sofreu algumas transformações, bem como ganhou decorações em estilo modernista. Posteriormente, em 14 de outubro de 1932 a prefeitura de Barcelona permitiu que o palácio servisse de sede para o Parlamento da Cataluña; o que permanece até os dias atuais.

Plaza de Armas
A praça fica em frente ao Parlamento, um projeto do engenheiro francês Jean-Claude N. Forestier, criado em 1916. Um local super agradável que está muito bem conservado com seus belos canteiros e arbustos expostos de maneira harmoniosa em volta de um pequeno lago. Nesse lago há uma réplica da escultura Desconsuelo (A original, criada em 1903, encontra-se no Museu Nacional de Arte da Cataluña), que traz ainda mais charme ao Parque da Ciutadella de Barcelona.

Na Ciutadella de Barcelona também encontramos vários monumentos, um grande lago onde é possível fazer passeios românticos a remos em pequenas canoas, patos nadando ou mesmo caminhando pelos jardins, diversos tipos de pássaros, como a garça-real e também uma gama enorme de espécies vegetais e árvores centenárias. Quase saindo do parque fica o zoológico da cidade.
Informações gerais sobre a Ciutadella de Barcelona
É possível visitar o parque de la Ciutadella de Barcelona durante todo o ano, à partir das 10h da manhã. Nós fomos caminhando das Las Ramblas até o parque e levamos só uns 20 min. O bom que deu para conhecermos mais um pouquinho da cidade e apreciarmos sua bela arquitetura durante o trajeto. Para quem não curte caminhar, ou estiver um pouco mais distante do local, tem opções de transporte disponíveis o tempo todo.

Localização
Pg Picasso, 21 – Ciutat Vella – Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera – Código postal: 08003 – Barcelona
A natureza é a grande protagonista do parque, se você é como eu e curte lugares assim, não deixe de visitá-lo! Além disso, se quiser informações sobre outros lugares na cidade, veja meu post Um Dia em Barcelona que dou detalhes do que vi por lá.
Lembre-se: Se você comprar chips, passagens, seguro viagem ou mesmo reservar aluguéis de veículos através dos links de parceiros aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar descontos.

One thought on “Parque de la Ciutadella de Barcelona”