O Parlamento de Budapeste é belíssimo e impressionante! Eu estava escrevendo nosso roteiro por Budapeste, a capital da Hungria, quando vi, havia escrito demais sobre o parlamento e outros lugares que tanto gostei de conhecer por lá. Por isso, para não ficar uma leitura cansativa, vou dedicar um único post sobre esse edifício monumental e apaixonante.
Antes de mais nada, é bom dizer que o Parlamento de Budapeste é o segundo maior parlamento da Europa, sendo que o 1° fica na Romênia. Considerado um dos edifícios mais lindos do mundo, ele está localizado às margens do rio Danúbio, possui arquitetura em estilo neogótico e é um dos símbolos da Hungria, sendo o maior edifício do país.
Esse belo edifício foi construído entre 1885 e 1904, uma obra do arquiteto Imre Steindl. No Parlamento de Budapeste se reúne a Assembleia Nacional da Hungria. Antes de mais nada, o prédio é tão imponente que fica difícil não parar para admirá-lo. Uma vez que a obra chama atenção tanto por sua beleza quanto por seu tamanho e sua decoração. Logo na entrada principal tem as esculturas de dois leões enormes, protegendo o local.
Apesar de a entrada principal estar voltada para a praça, a fachada principal do Parlamento de Budapeste é a que está voltada para o rio Danúbio. Assim, quando estamos no lado Buda da cidade (na outra margem do rio) a vista desse edifício é perfeita e rende altas fotos, tanto de dia quanto a noite, quando ele está todo iluminado.
O interior do Parlamento também é majestoso, mas falarei sobre isso daqui a pouco. A saber, o edifício possui cerca de 18.000 metros quadrados, com 27 entradas (inclusive demoramos para encontrar a entrada para a visitação, se optar por fazer a visita, o que vale muito a pena, chegue com 30 minutos de antecedência), quase 700 salas e gabinetes, uma cúpula com 96m de altura, 28 escadas e 242 esculturas.
Aliás, acho curioso que o número 96 é de grande importância para os húngaros e soube de alguns fatos interessantes, por exemplo:
É encantador admirar a riqueza de detalhes, tanto nos corredores, quanto nas salas, as pinturas, as paredes, os vitrais, os afrescos nos tetos e nas colunas, as estátuas, tudo com significado e beleza ímpar, repletos de história. Conforme nos explicou a guia que nos apresentou o local, foram usados cerca de 40 quilos de ouro exclusivamente de 22 a 23 quilates para a decoração do prédio.
Na enorme sala onde fica a cúpula está a Santa Coroa de Estevão I, primeiro rei húngaro e as joias da coroação. Santa em virtude de Estevão ter sido canonizado em 1083 pelo Papa Gregório VII. Nessa parte do Parlamento não são permitidas fotografias nem vídeos e há vários guardas oficiais protegendo o patrimônio.
Anualmente o Parlamento de Budapeste recebe 700 mil visitantes. As visitas são guiadas, com duração de 45min e devem ser agendadas previamente, pois há horários específicos por idiomas (húngaro, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano). Soube que há alguns anos as visitas eram realizadas em mais espaços do edifício, como por exemplo a Biblioteca, que possui mais de 500 mil livros. Porém, nós não chegamos a visitá-la. Fizemos o seguinte percurso nessa visita:
Iniciamos nosso tour pela Escadaria XVII que é quase toda banhada a ouro, ela leva ao corredor do andar principal que também tem uma rica decoração, além de uma bela vista para a Kossuth Square, praça em frente ao Parlamento.
Caso você não possa subir as escadas, há a opção de usar um antigo e bonito elevador.
Logo após passarmos pelo belo corredor, chegamos ao salão onde fica a escadaria principal do Parlamento, simplesmente deslumbrante. Com enorme tapete vermelho sobre seus 96 degraus, ela liga a entrada principal do Parlamento ao salão da grande cúpula. De fato, esse foi o local que mais me encantou, o teto com grandes pinturas e lindos afrescos feitos pelo pintor Károly Lotz, as 8 colunas de granito de 4 toneladas e os vitrais decorativos de Miksa Róth são alguns dos detalhes que tornam esse espaço tão espetacular.
Este é o ponto principal da visita, sem dúvidas é maravilhoso, ainda assim o salão da escadaria ganhou meu coração. Mas, vamos ao Dome Hall que é o centro geométrico da Câmara do Parlamento e também é considerado o centro simbólico da Hungria. Nesse salão vimos a Sagrada Coroa e as joias da Coroação Húngara que são protegidas 24 horas por dia pela Guarda da Coroa das Forças Armadas Húngaras. Além disso, nos pilares que sustentam a cúpula estão as estátuas dos governantes húngaros. Como mencionei anteriormente, nesse espaço não nos permitem fotografar.
Logo depois do Dome Hall está a Upper House Lobby, uma antessala belíssima que em suas colunas tem esculturas que homenageiam as profissões húngaras mais antigas. Além disso, no chão deste salão está o maior tapete feito à mão da Europa, lindo e azul, minha cor favorita.
Em seguida visitamos a Old Upper House Hall que antigamente era usada para as plenárias da Assembleia, atualmente é usada para conferencias e reuniões. Bem como as anteriores, essa sala é linda. Na parede principal chama a atenção os dois grandes murais a respeito do papel histórico da nobreza e entre eles as pinturas dos brasões das famílias reais da Hungria. O espaço possui decorações banhadas a ouro, galerias e 453 assentos.
Após a visita, nos direcionaram para um salão onde tem a exposição sobre a história do Parlamento. Com maquete do prédio, estátuas em pedra, fotos antigas e vídeos com explicações detalhadas sobre os espaços do parlamento que não fazem parte da visitação. Há uma das estátuas de cobre de soldados que serviram como para-raios para o edifício do Parlamento de Budapeste.
Nós compramos nossos bilhetes de entrada no site oficial de venda de ingressos do Escritório da Assembleia Nacional e tivemos que passar na bilheteria do Parlamento para imprimirem nossos bilhetes porque não havíamos impresso anteriormente e foi bem tranquilo.
. Endereço: 1055 Budapest, Kossuth Lajos tér 1-3. Lembrando que a entrada oficial é na Praça Kossuth, pelo Centro de Visitantes, no lado norte do Parlamento.
Penso que seja melhor utilizar o transporte público, uma vez que não é permitido estacionar em frente ao centro de visitantes. Ainda mais que o transporte em Budapeste é excelente. Nós fomos de metrô 2 e descemos na estação Kossuth tér, bem em frente ao Parlamento. O tranvia 2 e as linhas de ônibus 15,70,78 e 115 também param nesse local.
Recomendo a visita guiada, principalmente se você gosta de lugares com muita história e beleza. A guia que nos apresentou o interior do Parlamento de Budapeste contou um pouco da história desse monumento, bem como alguns fatos históricos da Hungria e ainda explicou os significados de cada local e de alguns objetos decorativos que vimos durante a visitação. Além disso, a riqueza arquitetônica é imensa e a decoração é impressionante e majestosa. Então, sim, vale muito a pena!
Espero que tenha gostado, até breve!
Caso queira saber um pouco mais sobre Budapeste, veja os posts abaixo:
Lembre-se: Se você comprar chips, passagens, seguro viagem ou mesmo reservar aluguéis de veículo através dos links de parceiros aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar descontos.
Esta postagem foi modificada pela última vez em: 2 de junho de 2022 21:55
Planejando uma viagem para a capital portuguesa? Se ainda não definiu o que ver em Lisboa, vou te contar o… Mais informações:
Porque escrever sobre o que ver em Belém? Porque esse foi um dos lugares que mais gostamos em Lisboa, apesar… Mais informações:
A Costa Nova é famosa pelos "palheiros", que são aquelas belas casinhas listradas e de cores vibrantes. Essas Casas típicas… Mais informações:
Aveiro é uma pequena cidade de Portugal que fica a cerca de 75 km de distância de Porto, ideal para… Mais informações:
Mundialmente conhecido, “O Diário de Anne Frank” além de ter importância histórica, é extremamente marcante. Afinal, conhecer a experiência vivida… Mais informações:
A ideia de escrever sobre Anne Frank e o Anexo Secreto surgiu depois que visitei, no final do ano passado, o Museu… Mais informações:
Este site usa cookies.
Saiba mais...