Parlamento de Budapeste 

O Parlamento de Budapeste é belíssimo e impressionante! Eu estava escrevendo nosso roteiro por Budapeste, a capital da Hungria, quando vi, havia escrito demais sobre o parlamento e outros lugares que tanto gostei de conhecer por lá. Por isso, para não ficar uma leitura cansativa, vou dedicar um único post sobre esse edifício monumental e apaixonante.

Antes de mais nada, é bom dizer que o Parlamento de Budapeste é o segundo maior parlamento da Europa, sendo que o 1° fica na Romênia. Considerado um dos edifícios mais lindos do mundo, ele está localizado às margens do rio Danúbio, possui arquitetura em estilo neogótico e é um dos símbolos da Hungria, sendo o maior edifício do país.

Sobre o edifício do Parlamento

Esse belo edifício foi construído entre 1885 e 1904, uma obra do arquiteto Imre Steindl. No Parlamento de Budapeste se reúne a Assembleia Nacional da Hungria. Antes de mais nada, o prédio é tão imponente que fica difícil não parar para admirá-lo. Uma vez que a obra chama atenção tanto por sua beleza quanto por seu tamanho e sua decoração. Logo na entrada principal tem as esculturas de dois leões enormes, protegendo o local.

Leões na entrada principal do Parlamento

Apesar de a entrada principal estar voltada para a praça, a fachada principal do Parlamento de Budapeste é a que está voltada para o rio Danúbio. Assim, quando estamos no lado Buda da cidade (na outra margem do rio) a vista desse edifício é perfeita e rende altas fotos, tanto de dia quanto a noite, quando ele está todo iluminado.

Parlamento de Budapeste visto do outro lado do rio Danúbio

O interior do Parlamento também é majestoso, mas falarei sobre isso daqui a pouco. A saber, o edifício possui cerca de 18.000 metros quadrados, com 27 entradas (inclusive demoramos para encontrar a entrada para a visitação, se optar por fazer a visita, o que vale muito a pena, chegue com 30 minutos de antecedência), quase 700 salas e gabinetes, uma cúpula com 96m de altura, 28 escadas e 242 esculturas.

Corredor da Antiga Câmara Alta no interior do Parlamento de Budapeste.
Corredor da Antiga Câmara Alta

Aliás, acho curioso que o número 96 é de grande importância para os húngaros e soube de alguns fatos interessantes, por exemplo:

  • A fundação da Hungria se deu no ano 896;
  • O primeiro governante húngaro foi coroado em 896;
  • O hino nacional húngaro é cantado em 96 segundos;
  • O metrô foi construído em 1896 em comemoração ao milésimo aniversario da Hungria;
  • Por lei, a altura máxima dos edifícios em Budapeste é 96m.
Parte lateral do prédio do Parlamento de Budapeste
Lateral do Parlamento

Interior do Parlamento

É encantador admirar a riqueza de detalhes, tanto nos corredores, quanto nas salas, as pinturas, as paredes, os vitrais, os afrescos nos tetos e nas colunas, as estátuas, tudo com significado e beleza ímpar, repletos de história. Conforme nos explicou a guia que nos apresentou o local, foram usados cerca de 40 quilos de ouro exclusivamente de 22 a 23 quilates para a decoração do prédio.

Teto coberto a ouro com bela pintura e colunas em mármore da Escadaria XVII, do Parlamento de Budapeste.
Teto e Colunas da Escadaria XVII

Na enorme sala onde fica a cúpula está a Santa Coroa de Estevão I, primeiro rei húngaro e as joias da coroação. Santa em virtude de Estevão ter sido canonizado em 1083 pelo Papa Gregório VII.  Nessa parte do Parlamento não são permitidas fotografias nem vídeos e há vários guardas oficiais protegendo o patrimônio. 

Visitação ao Parlamento de Budapeste

Anualmente o Parlamento de Budapeste recebe 700 mil visitantes. As visitas são guiadas, com duração de 45min e devem ser agendadas previamente, pois há horários específicos por idiomas (húngaro, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano). Soube que há alguns anos as visitas eram realizadas em mais espaços do edifício, como por exemplo a Biblioteca, que possui mais de 500 mil livros. Porém, nós não chegamos a visitá-la. Fizemos o seguinte percurso nessa visita:

Decoração de um dos corredores do Parlamento Budapeste
Decoração de um dos corredores do Parlamento Budapeste

Escadaria XVII e Corredor 

Iniciamos nosso tour pela Escadaria XVII que é quase toda banhada a ouro, ela leva ao corredor do andar principal que também tem uma rica decoração, além de uma bela vista para a Kossuth Square, praça em frente ao Parlamento.

Caso você não possa subir as escadas, há a opção de usar um antigo e bonito elevador. 

Um dos corredores do Parlamento de Budapeste

Grande Escadaria 

Logo após passarmos pelo belo corredor, chegamos ao salão onde fica a escadaria principal do Parlamento, simplesmente deslumbrante. Com enorme tapete vermelho sobre seus 96 degraus, ela liga a entrada principal do Parlamento ao salão da grande cúpula. De fato, esse foi o local que mais me encantou, o teto com grandes pinturas e lindos afrescos feitos pelo pintor Károly Lotz, as 8 colunas de granito de 4 toneladas e os vitrais decorativos de Miksa Róth são alguns dos detalhes que tornam esse espaço tão espetacular. 

Escadaria principal do Parlamento de Budapeste

O grande salão da Cúpula

Este é o ponto principal da visita, sem dúvidas é maravilhoso, ainda assim o salão da escadaria ganhou meu coração. Mas, vamos ao Dome Hall que é o centro geométrico da Câmara do Parlamento e também é considerado o centro simbólico da Hungria. Nesse salão vimos a Sagrada Coroa e as joias da Coroação Húngara que são protegidas 24 horas por dia pela Guarda da Coroa das Forças Armadas Húngaras. Além disso, nos pilares que sustentam a cúpula estão as estátuas dos governantes húngaros. Como mencionei anteriormente, nesse espaço não nos permitem fotografar.

Salão da Antiga Câmara dos Lordes

Logo depois do Dome Hall está a Upper House Lobby, uma antessala belíssima que em suas colunas tem esculturas que homenageiam as profissões húngaras mais antigas. Além disso, no chão deste salão está o maior tapete feito à mão da Europa, lindo e azul, minha cor favorita.

Salão da antiga Câmara dos Lordes no Parlamento de Budapeste
Antiga Câmara dos Lordes no Parlamento de Budapeste

Sala de Sessões da Antiga Câmara Alta

Em seguida visitamos a Old Upper House Hall que antigamente era usada para as plenárias da Assembleia, atualmente é usada para conferencias e reuniões. Bem como as anteriores, essa sala é linda. Na parede principal chama a atenção os dois grandes murais a respeito do papel histórico da nobreza e entre eles as pinturas dos brasões das famílias reais da Hungria. O espaço possui decorações banhadas a ouro, galerias e 453 assentos.

Sala de sessões da antiga Câmara Alta do Parlamento Húngaro.
Antiga Câmara Alta do Parlamento de Budapeste

Exposição sobre o Parlamento

Após a visita, nos direcionaram para um salão onde tem a exposição sobre a história do Parlamento. Com maquete do prédio, estátuas em pedra, fotos antigas e vídeos com explicações detalhadas sobre os espaços do parlamento que não fazem parte da visitação. Há uma das estátuas de cobre de soldados que serviram como para-raios para o edifício do Parlamento de Budapeste.

Estátua que era um dos antigos para-raios do Parlamento

Informações úteis sobre a visita ao Parlamento

Nós compramos nossos bilhetes de entrada no site oficial de venda de ingressos do Escritório da Assembleia Nacional e tivemos que passar na bilheteria do Parlamento para imprimirem nossos bilhetes porque não havíamos impresso anteriormente e foi bem tranquilo.

  • Horário de funcionamento do Parlamento é de 8h às 16h. Porém, as visitas guiadas costumam ser entre 10h e 15h30.
  • Há uma diversidade de valores para a visitação guiada, com descontos para quem mora na União Europeia, por exemplo. Nós pagamos 3560Ft por pessoa, sendo 3200Ft o valor do ingresso e 360Ft a taxa do site. Na conversão hoje (31/05/2022) equivale à R$45,69 (8,96€). Soube que a partir de julho deste ano esses valores serão reajustados. 
  • Sempre verifique no site oficial os valores e dias de funcionamento, pois costuma haver dias em que não abrem para visitação devido a algum evento da Assembleia.
Lateral Norte e entrada do Centro de Visitantes ao Parlamento de Budapeste.
  • Em feriados nacionais e bancários não são realizadas as visitas guiadas.
  • No site vimos a informação que não poderia entrar de bermuda e devíamos nos atentar ao traje. Porém, ao menos no grupo de pessoas que entraram no mesmo horário que nós, havia homens de bermuda e mulheres de short curto e camiseta.
  • Há acesso para pessoas com deficiência, basta informar na entrada qual a assistência necessária.
  • É permitido a entrada de cães guia. Porem, não é permitida a entrada de outros animais.
Pequena estátua e afrescos que decoram o interior do Parlamento de Budapeste
Decoração interior do Parlamento de Budapeste

Como chegar ao Parlamento de Budapeste

. Endereço: 1055 Budapest, Kossuth Lajos tér 1-3. Lembrando que a entrada oficial é na Praça Kossuth, pelo Centro de Visitantes, no lado norte do Parlamento. 

Penso que seja melhor utilizar o transporte público, uma vez que não é permitido estacionar em frente ao centro de visitantes. Ainda mais que o transporte em Budapeste é excelente. Nós fomos de metrô 2 e descemos na estação Kossuth tér, bem em frente ao Parlamento. O tranvia 2 e as linhas de ônibus 15,70,78 e 115 também param nesse local.

Afinal, vale a pena a visita ao Parlamento de Budapeste?

Recomendo a visita guiada, principalmente se você gosta de lugares com muita história e beleza. A guia que nos apresentou o interior do Parlamento de Budapeste contou um pouco da história desse monumento, bem como alguns fatos históricos da Hungria e ainda explicou os significados de cada local e de alguns objetos decorativos que vimos durante a visitação. Além disso, a riqueza arquitetônica é imensa e a decoração é impressionante e majestosa. Então, sim, vale muito a pena!

Espero que tenha gostado, até breve!

Fachada do Parlamento de Budapeste e ele visto do Alto da Colina de Buda
O Parlamento de Budapeste é tão lindo que resolvemos voltar e curtir mais a parte externa. A primeira foto tiramos do alto da Colina do Castelo de Buda

Caso queira saber um pouco mais sobre Budapeste, veja os posts abaixo:

Lembre-se: Se você comprar chipspassagensseguro viagem ou mesmo reservar aluguéis de veículo através dos links de parceiros aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar descontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.