Donastia/San Sebastián é um lugar encantador localizado no País Basco espanhol. Nesse post vou contar minha opinião sobre os famosos pintxos de San Sebastián, já adianto que ainda quero experimentar outros. Mas, por hora falarei dos melhores que experimentei em nossa última viagem em que ficamos 4 dias na cidade.
Além das belas praias e de uma arquitetura lindíssima, San Sebastián é conhecida como a cidade dos melhores bares de pintxos do país. (Calma, já já explico o que são pintxos). Aliás, não só isso. A gastronomia lá é tão famosa que só pra você ter uma ideia, nesse ano de 2021 a cidade continua com 4 restaurantes avaliados com 1 Estrela Michelin (Amelia, Eme Be Garrote, Kokotxa e Mirador de Ulía) e 2 restaurantes com 3 Estrelas Michelin (Arzak e Akelarre). Sendo que o Guia Michelin é tido como uma das classificações mais importantes no mundo da culinária e os restaurantes são classificados com número máximo de três estrelas.
Nós já havíamos ido à cidade para curtir a praia, mas dessa vez voltamos para conferir se realmente a culinária é isso tudo que dizem… Fiquei impressionada, é bem mais do que ouvi falar! Além de mega saborosos, os pintxos de San Sebastián são bem elaborados e são todos trabalhados na elegância, se é que você me entende.
Rafa e eu dessa vez fomos com uns amigos brasileiros que conhecemos em Burgos: Camila, Carol e Vinicius. A viagem foi incrível, turma super animada, mas no próximo post conto para vocês sobre os detalhes dessa viagem e dos lugares que visitamos, por hora vamos focar nessas iguarias da gastronomia basca.
Pintxos é a forma como se escreve em Euskera – segundo idioma oficial das Comunidades Autônomas País Basco e Navarra. Como vou falar especificamente dos pintxos de San Sebastián, usarei essa grafia. Mas, no restante da Espanha e até mesmo em alguns lugares dessas regiões encontramos a palavra escrita em castellano, cuja grafia é “Pinchos”. Mas não se preocupe muito com isso, pois a pronúncia é a mesma!
Pintxos são pequenos aperitivos individuais servidos nos bares espanhóis. É muito comum ouvirmos a expressão: “Vamos de pintxos!” que se refere a ir de bar em bar com os amigos tomando uma bebida e comendo um pintxo. O mesmo que em outras regiões, como onde eu moro, que dizem: “Vamos de tapas!” ou “Vamos tapear!”. Porém, dizem que as tapas costumam ser um pouco maiores. Confesso que eu não vejo tanta diferença, já vi os mesmos aperitivos em bares diferentes, sendo que em um estava escrito pintxo e no outro estava escrito tapa. Acredito que cada um tem sua forma de definir isso por aqui. Mas, assim que cheguei à Espanha me explicaram que os pintxos normalmente vem com palitos e as tapas não, até escrevi sobre isso no post Pinchos… !Como me gusta! Nesse caso, me referi aos pintxos de Pamplona, cidade em que morei por 6 meses.
É tão confusa essa diferença que resolvi conferir a definição dos dois termos no dicionário da língua espanhola da RAE (Real Academia Espanhola) e encontrei as seguintes definições:
Pinchos: “4. Porción de comida tomada como aperitivo, que a veces se atraviesa con un palillo.” Traduzindo: Porção de comida tomada como aperitivo, que às vezes se atravessa com um palito.
Tapas: “8. Pequeña porción de algún alimento que se sirve como acompañamiento de una bebida.” Traduzindo: Pequena porção de algum alimento que se serve como acompanhamento de uma bebida.
Ou seja, praticamente não há diferença, já que nem sempre os Pintxos vêm com palitos. O que posso afirmar é que em San Sebastián essas iguarias chegam a impressionar pela qualidade e pela apresentação.
Se você for a San Sebastián e quiser “ir de pintxos” como os espanhóis, sugiro começar pela rua 31 de Agosto, ela fica bem no centro histórico, ou Centro Viejo como chamam por lá. Vou colocar na ordem de bares pelos endereços, não significa a ordem de prioridades, até porque é bem difícil escolher o melhor deles, principalmente para uma libriana indecisa como eu.
Esse foi o único bar que entramos sem prévia indicação. Isso porque o balcão estava com pintxos de cogumelos que nos chamou atenção. E foi um achado! Eles servem refeições também, mas nosso objetivo nessa viagem era experimentar os pintxos. Pedimos indicação para a garçonete que foi bem simpática e atenciosa, nos sugeriu dois que são os mais pedidos da casa e acertou em cheio. Estavam deliciosos!
Eu pedi o pintxo de lulas pequenas grelhadas com purê de castanha. Estava muito saboroso, foi a primeira vez que experimentei esse tipo de lula e gostei. Só para esclarecer: Txipiron é o nome em euskera para “lulas pequenas”. Em castelhano se escreve “chipirón” ou “calamar pequeño”, quando são lulas no tamanho normal ou mesmo em rodelas são chamadas de “calamares”.
Rafa pediu o pintxo de champignon com fígado ao molho aioli suave. Sei, falando assim não parece muito apetitoso né?! Mas, vai por mim, é bem gostoso. Aliás, o dele estava ainda mais saboroso que o meu.
Para acompanhar pedimos 2 Txakolis (vinho branco tipo espumante, típico do País Basco) e finalizamos com 2 cafés.
Endereço: 31 de Agosto Kalea, 28, 20003 Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa
Esse foi o primeiro bar de pintxos que fomos em San Sebastián e já começamos com o pé direito. Quando chegamos estava um pouco cheio, talvez por que era um sábado a tarde. Mas, logo vagou uma mesa na área externa e saboreamos os pintxos que nos indicaram.
Pedimos pintxos de filé mignon (solomillo) e bruschetta de camarão (brocheta de gambas). Eu amei os dois, como sou fascinada por camarões, esse foi o meu preferido deste bar. Rafa também gostou dos dois, mas preferiu o de filé mignon. Realmente estava bem suculento e ao ponto.
No último dia de viagem voltei lá com a Camila, estava mais vazio dessa vez. Pedi novamente meu preferido de camarão e segui o conselho da Carol e do Vinicius que pediram no primeiro dia o pintxo Carrillera de cerdo com purê de batatas. Carrillera na verdade, é a bochecha do porco e estava deliciosa, macia e suculenta, mas o de camarão ainda está em 1° lugar no meu coração. Já a Camila resolveu experimentar o pintxo de chuleta com batata, ela disse que estava bem saboroso e macio. Me lembrou os espetinhos brasileiros.
Endereço: 31 de Agosto Kalea, nº 23, 20003 Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa
Na minha opinião esse sim é um tradicional bar de pintxos de San Sebastián. Eles oferecem uma ampla variedade de sabores, a maioria está exposta nos balcões. A vontade é sair experimentando um de cada.
Logo que chegamos já resolvemos ter experiências mais “exóticas”, digamos assim. Isso porque pedimos o famoso pintxo de erizo (ouriço). Sim, ouriço-do-mar para mim é exótico, me julgue! Experimentamos o de ouriço-do-mar com molho tipo bechamel e gratinado. Me perdoe, mas não sei explicar o sabor, é bem peculiar. Meio intenso no início, mas o molho e o queijo o deixaram mais natural ao meu paladar. Só sei que gostei!
Além disso, gostei da decoração e do atendimento desse bar. Tanto que voltamos mais duas vezes lá durante nossa viagem. Na primeira vez fomos com os amigos que também gostaram do pintxo de ouriço-do-mar gratinado.
Na segunda vez estávamos somente o Rafa e eu. Íamos apenas tomar algo para dar uma pausa em nossas andanças de turistas, mas ele acabou conversando com o garçom e perguntando qual era a especialidade da casa e resolveu experimentar.
Você não tem ideia da maravilha que foi aquele pintxo! O nome é “Roca de Bakalao a la gabardina con emulsión de pil-pil”, simplesmente um orgasmo gastronômico! Sério, eu amei! Demora um pouquinho para ficar pronto pois é preparado na hora e tem uma apresentação bem diferente. Sim, é bacalhau, porém ele vem dentro de uma “crosta” frita de cor preta, dando a impressão de ser mesmo um pedaço de rocha. Essa “crosta” é deliciosa, perguntamos do que ela é feita e nos explicaram que é uma mistura da tinta de lula com farinha e água. Só de lembrar já fico com água na boca!
Ah! O txacoli nesse bar é bem saboroso, foi ali que experimentamos essa bebida pela primeira vez. Indico também!
Como eu gostei muito desse pintxo de bacalhau, voltamos a noite com um casal de amigos para eles também experimentarem essa iguaria. Rafa aproveitou para conhecer outro pintxo e pediu o Sukalki, um guisado de carne com batatas. Não resisti e acabei pedindo um também, estava bem saboroso.
Endereço: Calle Mayor, 21, 20003 Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa
Esse bar e restaurante é um dos mencionados no Guia Michelin, o ideal é fazer reserva com antecedência se resolver jantar ou mesmo passar mais tempo por lá. Nós não fizemos reserva e como já havíamos saboreado vários pintxos antes, não tínhamos mais fome quando passamos por ele. Porém, me indicaram o pintxo Vieira con salsa de ajo, frutos secos, alga frita y vinagreta de café. Não resisti e resolvi experimentar, confesso que não foi o que eu esperava. Estava saboroso, mas para ser bem sincera, quase não senti o sabor da vieira. Um prato bonito, bem elaborado, mas que não me encantou como os anteriores. Valeu a experiência, mas não repetiria. Penso que vale a pena voltar para a degustação de pintxos que o Casa Urola oferece, que inclui uma seleção de vinhos de diferentes denominações.
Endereço: Fermin Calbeton Kalea, 20, 20003 Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa
Esse bar é uma graça, costuma ficar bem cheio. Na primeira vez que fomos não tinha mesa disponível e ficamos num dos balcões laterais. Mas, valeu a pena, pois o ambiente é agradável e tem excelente atendimento. E o principal, o pintxo de rabo de touro é espetacular!
O nome é Rabo a tuétano, isso porque a carne mega suculenta do rabo do touro é servida em cima do tutano. Isso mesmo, em cima de um pedaço do osso do touro. O chef nos explicou que, além da apresentação, isso realça o sabor da carne e há ainda uma espécie de ampola com o caldo da carne para espalharmos nela antes de comer. E vem servido com um wrapp de milho e molho de queijo. Assim, uma das formas de comer esse pintxo é formando um “taco”. Uma verdadeira explosão de sabores, não deixe de experimentar esse pintxo se for à San Sebastián.
Voltamos ao Mendaur Berria outro dia para a Camila experimentar o pintxo de rabo de touro. Dessa vez a garçonete, uma simpatia em pessoa, nos indicou também o Taco talo de begihaundi que ganhou nos últimos 2 anos como melhor pintxo de San Sebastián. Seguimos sua sugestão e experimentamos esse também. São lulas feitas à milanesa bem crocante com kimchi, folhas e flores comestíveis e um pouco de maionese. Eu somente provei as lulas e estavam divinas, infelizmente não comi mais porque não gosto de maionese, mas o Rafa amou esse pintxo.
Endereço: Fermin Calbeton Kalea, 8, 20003 Donostia-San Sebastián, Gipuzkoa
Eu sempre pesquiso os lugares que quero visitar antes de viajar, no caso de San Sebastián não foi diferente. Já havia visto vários vídeos e lido informações sobre os bares da cidade, mas infelizmente não conseguimos visitar todos. Alguns estavam fechados, outros estavam sempre cheios quando chegávamos.
De qualquer forma, pretendo voltar lá algum dia e vou deixar as informações deles aqui para o caso de você querer conhece-los também:
Quando você compra chips, passagens, seguro viagem, assim como quando reserva aluguéis de veículos através dos links aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar desconto.
Esta postagem foi modificada pela última vez em: 8 de agosto de 2021 19:21
Planejando uma viagem para a capital portuguesa? Se ainda não definiu o que ver em Lisboa, vou te contar o… Mais informações:
Porque escrever sobre o que ver em Belém? Porque esse foi um dos lugares que mais gostamos em Lisboa, apesar… Mais informações:
A Costa Nova é famosa pelos "palheiros", que são aquelas belas casinhas listradas e de cores vibrantes. Essas Casas típicas… Mais informações:
Aveiro é uma pequena cidade de Portugal que fica a cerca de 75 km de distância de Porto, ideal para… Mais informações:
Mundialmente conhecido, “O Diário de Anne Frank” além de ter importância histórica, é extremamente marcante. Afinal, conhecer a experiência vivida… Mais informações:
A ideia de escrever sobre Anne Frank e o Anexo Secreto surgiu depois que visitei, no final do ano passado, o Museu… Mais informações:
Este site usa cookies.
Saiba mais...
Ver comentários
Amiga linda, vc esta arrasando com estas dicas. Parabéns esta top!!!
Ownnn! Muito obrigada querida, fico muito feliz que esteja curtindo o blog. Doida pra vocês virem pra cá para a gente passear. Você vai amar San Sebastián, a arquitetura lá é linda! 🥰😘
Deixar salvo pq preciso voltar pra poder comer todos que me faltaram.
Haha! Isso mesmo, eu também quero voltar... Muitos ainda por provar. 😋😋😋
Já quero correr esses bares todos em San Sebastian e comer os melhores pintxos da cidade. Parecem deliciosos.
Patrícia tenho certeza que você vai amar, a gastronomia de lá é mesmo surpreendente! 😋🥰😘
Minha nossa, estou com água na boca de ler o seu texto! Já quero visitar San Sebastian só para comer esse pintxos. É meu tipo favorito de culinária, perfeito para tomar uma cervejinha junto!
Oi Marcela, fico feliz que tenha gostado do post. Realmente essa é uma excelente combinação! Você vai amar San Sebastián, uma cidade encantadora.🥰😘