Onde comer em Sevilha – Top 8 bares na capital Andaluza

Já contei sobre os 10 pontos turísticos de Sevilha que mais me encantaram e agora vou falar sobre onde comer em Sevilha. Neste post vou sugerir apenas 8 bares da capital Andaluza, apesar de saber que há muitos lugares onde comer em Sevilha, e comer bem, diga-se de passagem. A gastronomia espanhola é muito rica e por mais que digam que os melhores pinchos são os da região do País Vasco, posso afirmar que a região sul do país não deixa a desejar. 

Peça de jamón

Nós adoramos experimentar novos sabores e aprender um pouco sobre a cultura gastronômica dos lugares que visitamos. Essa viagem não poderia ter sido diferente, fomos a vários bares e restaurantes. Porém, em Sevilha optamos por desfrutar mais das tapas e porções, por isso você quase não vai ver dica de refeição por aqui. Mas, a cidade também tem ótimas ofertas de restaurantes com opções de almoços e jantares incríveis. Então, vamos à essas preciosidades andaluzas que me conquistaram.

1 – Casa Morales

Esse com certeza foi nosso restaurante favorito na cidade. Se quer saber onde comer bem em Sevilha, não deixe de ir à Casa Morales. Além dos pratos e opções deliciosas, o atendimento é ótimo. O Sr. que nos atendeu foi encantador, nos fez excelentes recomendações e tudo com bom preço.

Seguindo as dicas do garçom, pedimos tapas de Queso Viejo de Zamora e de Jamón de Bellota, Lomo al Amontillado (bife de lombo ao molho de vinho com batatas), San Jacobo Ibérico (filé de porco empanado e frito, porém recheado com jamón ibérico e muito queijo) e para beber pedimos vinhos de cereja e Vermouth, ambos de fabricação própria. 

Tapas de queso Viejo de Zamora y jamón de bellota (queijo velho de Zamora e presunto de bellota), San Jacobo e Lomo al amontillado.

Gostamos tanto que voltamos lá no outro dia na hora do almoço. Repetimos a tapa de jamón ibérico e queijos e pedimos uma porção de rabo de touro. Eu nunca havia comido rabada, mas o Rafa me disse que é bem parecido. Só sei fiquei apaixonada pelo tempero e pela forma que esta carne foi feita e a vontade era de comer como se não houvesse amanhã.

Onde comer em Sevilha – Rabo de Toro, Casa Morales

Curiosidades sobre a Casa Morales

O interessante sobre esse restaurante é que foi fundado no ano de 1.850 e até hoje pertence à mesma família. Além disso, eles continuam mantendo a tradição inicial. O ambiente é descontraído e agradável, tem uma interessante decoração típica que nos faz sentir em outra época. Em um dos salões ficam os antigos tonéis de vinho que perderam a utilidade ao longo dos anos e hoje servem somente para decorar o local. 

Uma das entradas da Casa Morales em Sevilha

Ah! Importante dizer que este bar está sempre cheio e é meio que uma correria no atendimento, mas nem por isso deixam de ser simpáticos e atenciosos. Simplesmente amei a Casa Morales!

  • Localização: Calle García de Vinuesa, 11, 41001, Sevilla (Bem no Casco Antíguo, perto da Catedral)
  • Contato:+34 954 22 12 42

2 – Mateos Tapas e Slow Food

A verdade é que fomos nesse bar por uma confusão que fizemos com outro que nos indicaram para comer bacalhau que tem o nome bem parecido, contudo só fomos confirmar isso quando já havíamos retornado de viagem. Portanto, precisamos voltar em Sevilha para conhecermos o bar “certo” e retornarmos nesse que foi muito bom. O bar é pequeno, mas bem aconchegante, tem uma decoração bonita, fica próximo de vários pontos turísticos e a gastronomia é impecável. 

Queijo camembert empanado e frito acompanhado com geléia de tomate.

Pedimos a tapa de bolinho de bacalhau frito que é de lamber os dedos; e uma tapa de camembert empanado e frito acompanhado com geleia de tomate, simplesmente divino. Para beber, pedimos cava e cerveja corona.

Tapas de bacalhau frito
  • Localização: Calle Mateos Gago, 2, 41004, Sevilla, España
  • Contato: +34 644 33 57 84

3 – Palo Cortao

Esse restaurante foi um achado, definitivamente um ótimo lugar onde comer em Sevilha. Pela entrada do local, pequena e na esquina de uma rua estreita, nem imaginávamos que seria tão interessante, entretanto, foi surpreendente em todos os sentidos. Nós fomos a esse bar por termos ouvido falar bem do vinho de cereja deles.

Como havíamos tomado nosso café da manhã pouco antes de irmos ao Palo Cortado, não estávamos com apetite para almoçar. Mas, por nossa experiência ali, posso afirmar que é um ótimo lugar onde comer em Sevilha.

Tomate de atum. Prato especial do restaurante Palo Cortao.

Seguimos a sugestão da garçonete e pedimos a tábua de queijos envelhecidos em cavernas e de entrada o Tomate de Atúm que é famoso na casa. Para beber pedimos o vinho de cereja fabricado por eles, um tinto verano e mais outros dois vinhos, um de Jerez e outro com toque de maçã e finalizamos com dois cafezinhos.

O tal Tomate de atum foi sensacional! A apresentação do prato por si só já me encantou, mas o sabor foi ainda melhor. Na verdade, é um patê de atum com tomate cereja e cogumelos que é servido como se estivesse dentro de um tomate. Uma delícia!

A tábua 3 queijos, cujos queijos são envelhecidos em cavernas também foi surreal. Veio com nozes, frutos secos, pedacinhos de marmelada e de uva, o que acentuou ainda mais os sabores dos queijos. Só de lembrar fico com água na boca!

Tábua 3 queijos no restaurante Palo Cortao em Sevilha
  • Localização: Calle Mercedes de Velilla, 4, 41004, Sevilla, España
  • Contato: +34 613 01 46 10

4 – Casa Cuesta

Se acaso você estiver conhecendo o bairro de Triana e quiser parar para “tapear”, uma ótima opção é o bar e restaurante Casa Cuesta. Outro bar típico espanhol, fundado em 1880, com uma decoração super charmosa e que oferece opções de refeições e tapas. 

Onde comer em Sevilla, Casa Cuesta!

Nós estávamos passeando pelo bairro e paramos para descansar um pouco. Aproveitamos para experimentar as tapas de tortilha ao molho de whisky e a famosa Carrilada Ibérica al PX (bochecha de porco cozida lentamente ao molho de Pedro Ximenez).

Tortilla ao molho de whisky e carrilhada ibérica al PX do restaurante Casa Cuesta

Confesso que o molho de whisky da tortilla não me agradou muito, o Rafa gostou, mas achou meio enjoativo. Em compensação, a Carrillada estava divina, um sabor delicioso.

  • Localização: Calle Castilla, 1, 41010, Sevilla, España
  • Contato: +34 954 33 33 35

5 – Bodeguita Romero

Esse foi um dos bares que resolvemos entrar sem termos indicação. Principalmente porque vimos uma placa que dizia que o bar foi fundado em 1939 e gostamos de conhecer bares tradicionais. Foi uma ótima pedida, tudo muito saboroso e o lugar é simples e bem agradável. 

Onde comer em Sevilha – Bodeguita Romero

Pedimos duas tapas, uma de Papas aliñadas (batatas cozidas ao alho e óleo) e novamente uma de Carrillada Ibérica, porque a que comi no bar anterior estava ótima. Esta também estava, como dizem os espanhóis: “¡muy rica!”. Tenho que dizer que os andaluzes sabem temperar bem uma carne!

Tapas: Carrillada Ibérica e Papas Aliñadas

Aliás, deixo a dica extra que nos deram lá: o carro chefe de tapas desse bar é o Montadito de pringá, um pão recheado de carne que é uma mistura de delícias. Infelizmente não chegamos a provar porque já havíamos comido demais nesse dia. Mas, espero voltar lá para experimentar essa iguaria. 

  • Localização: Calle Harinas, 10, 41001, Sevilla, España
  • Contato: +34 954 22 95 56

6 – Modesto Tapas

Do mesmo modo que o anterior, esse foi outro bar que descobrimos em Sevilha sem termos indicação e que foi uma grata surpresa. Estávamos passeando pelo centro histórico e paramos para tomar uma bebida e descansar um pouco. Afinal, apesar de já ser noite, o calor continuava intenso. 

Mas, só depois fui saber que essa rede de restaurantes Modesto é tradicional em Sevilha. Sendo que a primeira unidade foi fundada em 1960 e se chama Abacería Tobosito, depois inauguraram o restaurante Modesto e por último a unidade Modesto Tapas, todos ficam bem próximos.

Tapas de chipirones, Bar e restaurante Modesto

Enfim, pedimos duas tapas, cervejas e uma taça de vinho. Ficamos bem surpresos com o tamanho das tapas, bem generosas e saborosas também. A tapa de Chipirones (lulas pequenas) veio acompanhada de arroz negro e um creme temperado que estava uma delícia. 

A tapa de croquetas da casa veio com Pimentos de Padrón fritos. Os melhores que comi até hoje! No início eu pensava que fossem pimentões verdes pela semelhança. Contudo, só depois descobri que são um tipo de pimenta típica da Galícia. Elas são pequenas, verdes e somente algumas delas ardem. 

Tapas de croquetas da casa, Modesto Tapas

Curiosidade: Hoje em dia já se cultivam as pimentas de Padrón em outros lugares, como no Marrocos, por exemplo. O nome já havia ganhado popularidade e, por isso foi mantido. Mas, o original somente é produzido na cidade de Padrón, na Galícia. Portanto, para diferenciar as produzidas na área de origem, distinguindo a qualidade e autenticidade da pimenta, existe a denominação de origem própria: Pimiento Herbón (pimentas de Herbón).

  • Localização: Calle Cano y Cueto, 2 (embaixo do Hotel Doña Manuela)
  • Contato: +34 955 29 06 90

7 – Amanecer Country Mex 

Nesse último dia da nossa viagem, resolvemos conhecer uma região fora do centro histórico de Sevilha. Quando estávamos passeando pela praça Alameda Hércules, esse bar e restaurante nos chamou a atenção por oferecer comida mexicana e texana. 

Foi uma ótima pedida! A decoração do bar é um charme, com quadros de Frida Kahlo e um pequeno jardim que deixava o ambiente ainda mais agradável. Além disso, o atendimento foi ótimo e a comida saborosa. 

Decoração do bar Amanecer Country Mex em Sevilha

Não me lembro exatamente dos nomes dos pratos que pedimos e nem tenho bons registros deles, mas sei que gostamos muito e voltaria com certeza. Então, se você quer saber onde comer em Sevilha algo que fuja do tradicional, este é o lugar.

Amanecer Country Mex

Ah! O legal também que a maioria dos produtos que utilizam nas receitas são de produção própria e eles mantém a elaboração artesanal nos pratos que oferecem.

  • Localização: Calle Alameda de Hércules, 61, 41002, Sevilla, España
  • Contato: +34 955 520 422

8 – La Antigua Abacería

Localizado no centro do bairro de Triana, esse bar é famoso pelos excelentes vinhos, embutidos e queijos que oferece. Havíamos acabado de comer em outro restaurante, assim fomos lá somente para tomar um vinho. O local funciona como restaurante, bar de tapas e também como uma loja de produtos gourmet, a decoração é rústica e charmosa e o ambiente é agradável. 

Portanto, como não saboreamos nada por lá, não posso recomendar com propriedade. Mas, deixo a dica que nos deram lá: Além de oferecerem tapas originais, as porções de jamón e embutidos de bellota com queijos desse bar são as melhores de Triana!

La Antigua Abacería
  • Localização: Calle Pureza, 12 – F6, 41010, Sevilla, España
  • Contato: +34 620 03 18 32

Espero que tenha gostado. Como eu disse antes, há muitos lugares onde comer em Sevilha. Além desses bares nós fomos em outros que nos recomendaram, mas como tiveram fatos que nos incomodaram; como porção fria, atendimento não tão bom, ou tempo de espera muito longo para entrega dos pedidos, preferi não os incluir nessa lista e, por isso, só citei os 8 que realmente gostamos.

Foto tirada no Mirante das Setas de Sevilla

Por fim, informo que não mencionei valores neste post, porque essa viagem aconteceu em maio de 2019. Portanto, além de estarem desatualizados, eu perdi algumas de minhas anotações, o que deixaria incompleta a informação. Mas, cabe dizer que os valores em Sevilha nos surpreenderam positivamente. Principalmente por serem bem mais em conta que nas demais capitais de outras Comunidades Autónomas, como Barcelona e Madrid, por exemplo.

Lembre-se: Se você comprar chipspassagensseguro viagem ou mesmo reservar aluguéis de veículo através dos links de parceiros aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar descontos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.