Cuidado com os Golpes em Locações de Imóveis na Espanha!

Além dos perrengues detalhados no post anterior sobre nossa mudança entre cidades da Espanha, ainda passamos por uma situação nada agradável antes de alugarmos o novo imóvel em Burgos. Infelizmente pessoas desonestas estão em qualquer parte do mundo e há muitas tentativas de golpes em locações de imóveis também aqui na Espanha. Portanto, decidi compartilhar isso na esperança que sirva para evitar que alguém caia nessa roubada. 

Tentativa de golpe

Nós estávamos procurando apartamento há mais de um mês e usamos o aplicativo do Idealista (mesmo que utilizamos para alugar o apartamento em Pamplona). Mas, dessa vez aconteceram coisas que serviram de alerta.

Primeiramente encontramos um imóvel lindo, super bem localizado, com móveis modernos e com o preço abaixo dos demais localizados na região central da cidade. Não havia telefone de contato, nem a opção de enviarmos mensagens pelo aplicativo, como é normal nesses casos. Havia somente o e-mail da proprietária e lhe escrevi dizendo que tínhamos interesse e gostaríamos de fazer uma visita ao apartamento.

Logo em seguida o anúncio saiu do app Idealista e ela me respondeu dizendo que estava morando em Portugal e havia decidido alugar pelo Airbnb porque seria mais seguro para ela e para o próprio inquilino. Até aí tudo bem, nós estamos acostumados a viajar usando o Airbnb e vimos que eles realmente tem imóveis para locação por longos períodos.

Mesmo assim, insisti em ver o apartamento antes de alugar. Até expliquei que temos rinite alérgica e dependendo do local, se tivesse mofo ou cheiro forte seria um problema. Ela me respondeu que após fazermos o pagamento ao Airbnb eles nos entregariam as chaves, teríamos dois dias pala avaliar o imóvel e somente após nossa aprovação o dinheiro seria liberado para ela. Caso nós não gostássemos por qualquer motivo, eles nos devolveriam o valor pago (tipo o funcionamento do Mercado Pago no Brasil). Estava tudo muito estranho e como bons brasileiros que somos, ficamos com os dois pés atrás e resolvemos “investigar”.

Nem precisou muito! Para começar, o imóvel não aparecia anunciado no app Airbnb. Fora isso, só pelo e-mail que ela usou já localizamos mais de 10 anúncios do mesmo imóvel (mesmas fotos e mesmas informações) porém em cidades diferentes. Mandamos outro e-mail perguntando como isso era possível e colocamos alguns links referentes aos anúncios de Madrid, Barcelona, San Sebastián e Burgos para mostrar que vimos aquele absurdo. Acham que tivemos resposta? Claro que não!

Depois, conversando com pessoas que moram há alguns anos em Pamplona, me disseram que infelizmente isso também costuma acontecer em aluguéis de casa de temporada. Eles “alugam” o imóvel, recebem o dinheiro e quando a pessoa chega no local não encontra nada do que foi prometido. No Brasil esse tipo de golpe é conhecido como locação de imóvel fantasma.

De curiosidade, olhei outros anúncios de imóveis lindos e baratos que também eram anunciados diretamente por proprietários e sempre a mesma história. Aliás, teve um que colocou imagem de uma praça com lago na frente do apartamento, eu conheço a praça aqui na cidade, não tem lago e nem tem nada a ver com a fachada dos prédios da área mencionada.

Com isso, passamos a ver somente anúncios no aplicativo Idealista vinculados às imobiliárias, assim foi bem mais seguro. Fica o alerta!

Só lembrando que em momento algum estou dizendo que seja responsabilidade dos aplicativos! Muito pelo contrário, utilizamos os dois e os consideramos muito bons. Inclusive, alugamos pela segunda vez apartamento através do Idealista. Contudo, priorizamos os anúncios colocados por imobiliárias. Opção nossa! Quanto ao Airbnb, quase sempre viajamos utilizando esse app que além de ser seguro, as hospedagens costumam ser de qualidade e saem muito mais em conta que a maioria dos hotéis.

Enfim, pessoas ruins e de má fé existem em todo lugar, devemos nos atentar!

Esta postagem foi modificada pela última vez em: 8 de agosto de 2021 19:25

ouseviajar

Posts recentes

O que ver em Lisboa

Planejando uma viagem para a capital portuguesa? Se ainda não definiu o que ver em Lisboa, vou te contar o… Mais informações:

31 de agosto de 2023

O que ver em Belém, distrito de Lisboa

Porque escrever sobre o que ver em Belém? Porque esse foi um dos lugares que mais gostamos em Lisboa, apesar… Mais informações:

31 de julho de 2023

Casas Típicas da Costa Nova

A Costa Nova é famosa pelos "palheiros", que são aquelas belas casinhas listradas e de cores vibrantes. Essas Casas típicas… Mais informações:

31 de maio de 2023

O que ver em Aveiro

Aveiro é uma pequena cidade de Portugal que fica a cerca de 75 km de distância de Porto, ideal para… Mais informações:

30 de abril de 2023

O Diário de Anne Frank

Mundialmente conhecido, “O Diário de Anne Frank” além de ter importância histórica, é extremamente marcante. Afinal, conhecer a experiência vivida… Mais informações:

27 de março de 2023

Anne Frank e o Anexo Secreto

A ideia de escrever sobre Anne Frank e o Anexo Secreto surgiu depois que visitei, no final do ano passado, o Museu… Mais informações:

28 de fevereiro de 2023

Este site usa cookies.

Saiba mais...