Fonte de vinho

Sou daquelas que adora receber dicas de lugares interessantes para conhecer e a Ruth, uma amiga catarinense que está passando uma temporada em Pamplona, me disse que perto dali tem uma fonte de vinho e fiquei super curiosa sobre o local. Aproveitei que iríamos para Burgos e pedi ao Rafa que fizéssemos um trajeto diferente do habitual para podermos passar por Ayegui. 

Monastério Santa María la Real de Irache em Ayegui
Monastério Santa María la Real de Irache

Ayegui – Cidade da Fonte de Vinho

Ayegui é uma cidade da região de Navarra conhecida por suas bodegas, vinhedos e pelo monastério de Santa María la Real de Irache, fundado para ser o primeiro hospital de peregrinos do Caminho de Santiago da Compostela. Ao lado do monastério ficam a Bodegas Irache e o Museu do Vinho. Infelizmente, no horário que chegamos ambos estavam fechados. Mas, na parede dos fundos da bodega fica a fonte do vinho, que permanece aberta todos os dias de 08h às 20h. 

Museu do Vinho, localizado na cidade de Ayegui

Bodegas Irache

A Bodegas Irache existe desde 1891 e construiu a fonte de vinho com intuito de convidar os peregrinos para um copo de vinho durante o Caminho de Santiago e manter a tradição, antigamente o local era conhecido como “terra do bom pão e excelente vinho”. A Fuente de Vino (fonte de vinho), inaugurada em novembro de 1991, recebe inúmeras pessoas por dia, de diversas nacionalidades, a grande maioria peregrinos.

Seta indicando o caminho para a Fonte de Vinho

Achei o máximo essa ideia! Claro que fui conhecer e experimentar o vinho dessa fonte, que por sinal é bem gostoso e leve!

Eu toda encantada pegando vinho na Fonte de Vinho da Bodegas Irache
Usei minha garrafinha para provarmos o vinho, sem enchê-la, claro! Temos que pensar nos coleguinhas né minha gente?!

Ao chegarmos deixamos o carro em frente ao museu do vinho e caminhamos por uma estrada de terra, somente alguns passos até os fundos da bodega. O espaço é cercado por grades para proteger a fonte de vinho que é fechada durante a noite. Além do vinho, disponibilizam água, basta levar seu copo. Nós só tínhamos uma garrafinha d’água no carro e foi o que utilizamos. Tem uma câmera que mostra em tempo real os visitantes da fonte. No momento que estávamos lá havia um casal de peregrinos da Escócia e depois chegaram dois franceses, todos desfrutamos do vinho e da água, com moderação. Inclusive, há placas de avisos sobre o consumo responsável da bebida e as pessoas respeitam. São fornecidos 100 litros de vinho por dia. 

Placas com informações e normas de uso da Fonte de vinho

Pelo que soube, há somente um horário de visita à Bodegas Irache, de segunda à sábado às 12h.   O ideal é reservar com antecedência. Quanto ao museu do vinho, é possível degustar e comprar os vinhos durante os finais de semana e feriados, entre 10h e 14h e entre 16h e 19h. 

Dados para visitação:

Bodegas Irache  
Monastério de Irache, 1 
31240 Ayegui-Navarra 
Tel: +34 948 551 932 – 948 551 608 
FAX. +34 948-554954  
 



6 thoughts on “Fonte de vinho

    1. Oi lindeza, que bom você por aqui… O vinho era delicioso mesmo. Seria incrível se tivesse uma fonte dessas aí, já pensou?! ♥️

    1. Obrigada pela visita ao blog, fico feliz que tenha gostado. O lugar dessa fonte é bem interessante, você vai gostar de conhecer!Bjux lindona!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *