Sou daquelas que adora receber dicas de lugares interessantes para conhecer e a Ruth, uma amiga catarinense que está passando uma temporada em Pamplona, me disse que perto dali tem uma fonte de vinho e fiquei super curiosa sobre o local. Aproveitei que iríamos para Burgos e pedi ao Rafa que fizéssemos um trajeto diferente do habitual para podermos passar por Ayegui.

Ayegui – Cidade da Fonte de Vinho
Ayegui é uma cidade da região de Navarra conhecida por suas bodegas, vinhedos e pelo monastério de Santa María la Real de Irache, fundado para ser o primeiro hospital de peregrinos do Caminho de Santiago da Compostela. Ao lado do monastério ficam a Bodegas Irache e o Museu do Vinho. Infelizmente, no horário que chegamos ambos estavam fechados. Mas, na parede dos fundos da bodega fica a fonte do vinho, que permanece aberta todos os dias de 08h às 20h.

Bodegas Irache
A Bodegas Irache existe desde 1891 e construiu a fonte de vinho com intuito de convidar os peregrinos para um copo de vinho durante o Caminho de Santiago e manter a tradição, antigamente o local era conhecido como “terra do bom pão e excelente vinho”. A Fuente de Vino (fonte de vinho), inaugurada em novembro de 1991, recebe inúmeras pessoas por dia, de diversas nacionalidades, a grande maioria peregrinos.

Achei o máximo essa ideia! Claro que fui conhecer e experimentar o vinho dessa fonte, que por sinal é bem gostoso e leve!

Ao chegarmos deixamos o carro em frente ao museu do vinho e caminhamos por uma estrada de terra, somente alguns passos até os fundos da bodega. O espaço é cercado por grades para proteger a fonte de vinho que é fechada durante a noite. Além do vinho, disponibilizam água, basta levar seu copo. Nós só tínhamos uma garrafinha d’água no carro e foi o que utilizamos. Tem uma câmera que mostra em tempo real os visitantes da fonte. No momento que estávamos lá havia um casal de peregrinos da Escócia e depois chegaram dois franceses, todos desfrutamos do vinho e da água, com moderação. Inclusive, há placas de avisos sobre o consumo responsável da bebida e as pessoas respeitam. São fornecidos 100 litros de vinho por dia.

Pelo que soube, há somente um horário de visita à Bodegas Irache, de segunda à sábado às 12h. O ideal é reservar com antecedência. Quanto ao museu do vinho, é possível degustar e comprar os vinhos durante os finais de semana e feriados, entre 10h e 14h e entre 16h e 19h.
Dados para visitação:
Bodegas Irache
Monastério de Irache, 1
31240 Ayegui-Navarra
Tel: +34 948 551 932 – 948 551 608
FAX. +34 948-554954
Que bacana ! Deu até vontade de tomar esse vinho . Ótima nota e continue com as dicas . Parabéns !!! ??????????
Obrigada amore! Muito interessante essa ideia deles distribuirem o vinho né?!????
Que legal! O vinho deve ser delicioso! Podia ter uma fonte destas aqui na nossa cidade! Imagina! Kkkkkkkkkkkkkkk
Oi lindeza, que bom você por aqui… O vinho era delicioso mesmo. Seria incrível se tivesse uma fonte dessas aí, já pensou?! ♥️
Que legal! Amei tudo! Adoro vinho e já quero visitar! Hahaha.
Beijos, querida!
Obrigada pela visita ao blog, fico feliz que tenha gostado. O lugar dessa fonte é bem interessante, você vai gostar de conhecer!Bjux lindona!