Itália

Fontana di Trevi

O que falar da fonte mais monumental de Roma? Toda esculpida em mármore Travertino e mármore Carrara, ou seja, é simplesmente mágica! Além de todos os motivos históricos, minha vontade de conhecer a Fontana di Trevi aumentou após assistir ao clip da música Thank You For Loving Me do Bon Jovi, de quem sou fã. Foi mesmo incrível estar ali! E sim, é um local difícil para tirar fotos devido à quantidade de turistas que deseja fazer o mesmo, mas com jeitinho e paciência, dá certo.

Um pouco de história

Anteriormente, nos tempos do Imperador Augusto, mais precisamente no ano 19 a.C. o general Marco Vipsânio Agripa terminou de construir os aquedutos que levariam água à toda cidade. Finalizando o aqueduto existia uma fonte onde hoje fica a Fontana di Trevi. Contudo, os aquedutos foram destruídos durante as guerras entre romanos e visigodos e apenas no séc. XV, com o Renascimento, foram reconstruídos. 

Todavia, somente em 1732 a pedido do Papa Clemente XII, iniciou-se a reforma da fonte com um projeto grandioso do escultor Nicola Salvi. Ainda assim, a obra se estendeu por 30 anos, nesse período tanto Clemente XII quanto Salvi faleceram e não chegaram a vê-la concluída. Dessa forma, a versão atual que vemos hoje, que mistura estilos barroco tardio e neoclássico, foi finalizada pelo arquiteto Guiseppe Pannini e inaugurada em 22 de maio de 1762. Com cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura, é a maior e mais famosa fonte da Itália. Os detalhes contam um pouco dos períodos da existência da fonte, o que aumenta seu valor artístico, arquitetônico e histórico, tornando-a ainda mais encantadora! 

A quantidade de detalhes é impressionante! Por exemplo, na parte central bem no alto há a inscrição: “CLEMENS XII · PONT · MAX”, lembrando que a construção foi encomendada pelo Papa Clemente XII. Na parte central abaixo, sobre uma concha está a estátua de Netuno, considerado deus dos mares na mitologia romana. Além da riqueza de detalhes, chama a atenção o fato de ela estar incorporada à fachada do Palazzo Poli. Ou seja, não tem como contorná-la! Afinal, ela faz parte de uma das paredes do palácio, onde foram colocadas colunas gregas para harmonizar com a fonte, tornando-a ainda mais imponente. 

A lenda da Fontana di Trevi

Existe uma tradição em Roma de fazer um pedido ao jogar uma moeda na Fontana di Trevi. O mito de jogar a moeda surgiu no filme de 1954,  “A fonte dos desejos”. De acordo com o filme, se jogar 1 moeda, você voltará a Roma; se jogar 2 moedas, encontrará o amor; se jogar 3 moedas, se casará com esse amor.

Mesmo sabendo que é uma lenda, como boa turista que sou, joguei minha moedinha… Vai que! 😉

Como resultado, as moedas jogadas pelos turistas geram cerca de um milhão e meio de euros por ano. Há alguns anos esse dinheiro é entregue à Organização Cáritas, uma entidade da igreja católica. Dessa forma, o valor é destinado a fins beneficentes (criação de abrigos, refeitórios sociais, despesas médicas e compras de alimentos para os mais carentes, dentre outras coisas).

Contudo, no final de 2017 iniciou-se uma disputa entre a Prefeitura de Roma e a Igreja quanto ao destino do dinheiro arrecadado anualmente na Fontana di Trevi. A prefeitura alegava tratar-se de um monumento da cidade de Roma e não da igreja. Dessa forma, esse dinheiro deveria ser investido na infraestrutura e conservação de demais monumentos de Roma. Por outro lado, a Cáritas defendia que a perda desse valor afetaria diretamente aos pobres. Por fim, após muitas críticas e grande manifestação nas redes sociais; em janeiro de 2019 a prefeita Virginia Raggi afirmou que todas as moedas arrecadadas continuariam sendo repassadas para as obras beneficentes. Além disso, reconheceu a importância do trabalho realizado pelo corpo diocesano com os mais necessitados.

Curiosidades

🔹 Ha controvérsias quanto à origem do nome da fonte. Mas, a hipótese mais divulgada é que o nome deriva de Tre Vie (três vias), porque a fonte é ponto de encontro de três ruas; 

🔹 Reza a lenda que a 20 km de Roma, enquanto os soldados de Agripa estavam construindo o aqueduto e não encontravam água; uma jovem virgem apareceu para eles e indicou o local onde havia a “acqua virgo”, que em latim significa água virgem, pura. Então, essa história foi retratada na fachada à direita da fonte;

🔹 Há uma pequena saída de água na lateral da fonte que hoje é conhecida como Fonte dos Namorados. De acordo com outra lenda, os casais que beberem juntos dessa água se manterão apaixonados por toda a vida! Isso porque conta-se que na época da construção da fonte um casal de namorados bebiam dessa água todas as noites quando passavam por ali;

🔹 Na parte superior ficam quatro estátuas que representam as estações do ano;

🔹 As estátuas dos dois cavalos que puxam a concha conduzida por Netuno no centro da fonte; um calmo e outro arredio, representam as características do mar, ora revolto, ora tranquilo.

🔹 É proibido banhar-se na fonte! Portanto, há multa para quem fizer isso, que chega à 500 € e pode levar à prisão caso considerem que houve dano ao patrimônio;

🔹 A Fontana di Trevi já foi cenário de diversos filmes, dentre eles: A princesa e o plebeu (1953), A fonte dos Desejos (1954), La Dolce Vita (1960) – Com a cena famosa em que a atriz Anita Ekberg se banha na fonte e chama o personagem interpretado por Marcello Mastroianni para entrar com ela, O Talentoso Ripley (1999), Para Roma com Amor (2012) e A Grande Beleza (2014);

Como chegar à Fontana di Trevi

A Fontana di Trevi fica na Piazza de Trevi – nº1 e a melhor forma de chegar à ela é caminhando. Afinal, está localizada bem no centro histórico de Roma e devido às ruas serem estreitas não passam ônibus por ali. A estação de metrô mais próxima é a Barberini, que fica há apenas 5 minutos de distância.

Aliás, muitas pessoas acabam encontrando a fonte quase sem querer, assim como nós. Explico, primeiramente planejamos visitar a Fontana di Trevi na manhã do dia seguinte, com intuito de encontrarmos menos turistas. Contudo, quando íamos para a Piazza Navona fomos surpreendidos com essa preciosidade no caminho. Assim, aproveitamos para curtir essa maravilha de uma vez!

Por fim, se gostou deste post e curte história, também vai gostar de saber sobre o Fórum Romano e ao Palatino. Lugares incríveis e de importante relevância histórica que amamos visitar, vale a pena conferir.

Até a próxima!

Bjux, Déa.

Esta postagem foi modificada pela última vez em: 25 de junho de 2022 20:59

ouseviajar

Ver comentários

  • Ual ! Impressionante a história dessa fonte 😍
    Amei o teu blog !
    Obrigada por compartilhar tanta informação valiosa !!!!
    Sucesso !!!!

  • Essa fonte é a menina dos meus olhos em lugares para conhecer. Íamos esse ano, mas por conta do covid, deixamos p outra vez.

    • Olá, seja bem-vinda ao blog! Ter visitado a Fontana di Trevi também foi uma grande realização para mim. Tenho certeza que no momento certo vocês irão e será uma viagem incrível! Os planos só foram adiados, não cancelados! 🙏🏼😘

  • Caraca quanta informação legal. Quero muito conhecer a Italia, desfrutar da musica, comida(minha favorita) e ir nesses lugares cheio de história e romantimo ❤️😍 Adorei saber de Fontana dia trevi. Obrigada por compartilhar!

    • Bem-vinda ao blog! Que bom que você gostou, tenho certeza que quando for à Itália vai amar tudo por lá, é mesmo um país fascinante! 😘

  • Queria ter tido a chance de ler o seu texto antes de ter conhecido a Fontana. São tantos detalhes que passaram despercebidos. Adorei o seu texto😀😀😀

    • Coisa boa de ler, obrigada! Realmente muitos detalhes e tem vários outros que nem comentei para não me estender muito, mas cada pedacinho lá tem um motivo e uma história! ☺️😘

  • Adorei seu texto! Cheio de detalhes que nos fazem imaginar como seria estar lá conhecendo de pertinho essa obra de pura arte! Parabéns Andréa!

    • Obrigada Lili, fico muito feliz que tenha gostado, bom demais ter você por aqui! É uma obra fantástica mesmo! 😘

  • Um lugar mítico da minha cidade preferida! Da primeira vez que fui a Roma, cumpri a tradição e atirei a moeda. Voltei a Roma uma segunda vez e já não o fiz. Mas, já fui uma terceira vez :) acho que só é preciso atirar uma moeda mesmo, que faz efeito para a vida toda!
    Saudades de Roma, uma cidade com encantos em cada rua!

    • Olha que legal! Bom saber, porque também só joguei uma moeda e espero voltar a Roma. Realmente uma cidade fascinante! Um abraço e obrigada pela visita ao blog! 🙂

  • Eu amei ter conhecido a Fontana di Trevi, quase chorei. Assim com Roma, que é um museu a céu aberto, é de ficar de boca aberta a viagem toda. Abraços e sucesso!

    • Obrigada! Realmente é emocionante estar ali, Roma é mesmo espetacular, fico feliz que tenha gostado. Um abraço! 🥰🤗

Posts recentes

O que ver em Lisboa

Planejando uma viagem para a capital portuguesa? Se ainda não definiu o que ver em Lisboa, vou te contar o… Mais informações:

31 de agosto de 2023

O que ver em Belém, distrito de Lisboa

Porque escrever sobre o que ver em Belém? Porque esse foi um dos lugares que mais gostamos em Lisboa, apesar… Mais informações:

31 de julho de 2023

Casas Típicas da Costa Nova

A Costa Nova é famosa pelos "palheiros", que são aquelas belas casinhas listradas e de cores vibrantes. Essas Casas típicas… Mais informações:

31 de maio de 2023

O que ver em Aveiro

Aveiro é uma pequena cidade de Portugal que fica a cerca de 75 km de distância de Porto, ideal para… Mais informações:

30 de abril de 2023

O Diário de Anne Frank

Mundialmente conhecido, “O Diário de Anne Frank” além de ter importância histórica, é extremamente marcante. Afinal, conhecer a experiência vivida… Mais informações:

27 de março de 2023

Anne Frank e o Anexo Secreto

A ideia de escrever sobre Anne Frank e o Anexo Secreto surgiu depois que visitei, no final do ano passado, o Museu… Mais informações:

28 de fevereiro de 2023

Este site usa cookies.

Saiba mais...