Espanha

Esculturas de Burgos – Parte 2

Conforme mencionei no post anterior, em Burgos existem várias esculturas feitas em bronze que homenageam o cotidiano e a cultura da cidade. Dessa forma, temos um museu escultural ao ar livre que encanta a maioria das pessoas. Então, vamos continuar a “Rota do bronze”, como chamam por aqui!

Tetín y Danzante

São duas esculturas que homenageiam um grupo de dança folclórica de Burgos. Dessa forma, elas representam o “Tetín” e o “Danzante”, personagens do grupo de dança que se apresenta nas festas mais populares da cidade. Esse grupo é composto por 12 crianças lideradas pelo “Grande Tetín” que também orienta outros três adultos chamados de “Tetines”. Eles são acompanhados por dois dulzaineros e um percussionista com tamborim. Além disso, mais três crianças aprendizes ajudam a distribuir e coletar os kits das danças, elas são chamadas de “Paleros”. O grupo chama a atenção pelas roupas extravagantes e pelo fato se serem apenas dançarinos do sexo masculino.

Obra do escultor Teodoro Ruiz que está localizada na praça Alonso Martínez (Plaza de Capitania)

Mujer con paraguas

Logo em seguida, ainda na praça Alonso Martínez (Plaza de Capitania) encontramos a escultura de uma mulher segurando um guarda-chuvas dentro de uma pequena fonte. Ela tem os cabelos como se estivessem sendo levados pelo vento, naturalmente por essa ser uma característica de Burgos. Confesso que ainda não me acostumei com tanto vento. Obra do escultor Carlos Salazar Gutiérrez.

Niño Leyendo

Escultura de uma criança lendo, sentada numa das janela do Museu do Livro Fadrique D Basilea. O museu fica na Travessia do Mercado, entre a praça Mayor e o Paseo del Espolón.

Niños jugando al corro

Enquanto na praça de San Agustin encontramos as esculturas de três crianças brincando de “El Corro de la Patata”. Em outras palavras, é um jogo infantil popular onde as crianças giram de mãos dadas cantando uma música e se sentam ao final da canção.

“Al corro de la(s) patata(s)comeremos ensalada,
lo que comen los señores… naranjitas y limones.
Achupé, achupé… sentadita me quedé.”

El Beso

Logo após, ainda na praça de San Agustin, temos as esculturas de duas crianças sentadas no muro em frente ao parque infantil. Como se elas estivessem se beijando, de forma inocente e com ternura. A obra também é conhecida como “Beso de nenes” (Beijo de bebês). Assim como a maioria das esculturas da cidade, a Fundação Alfa Arte foi responsável pela criação dessa obra.

Los Labradores

Enquanto numa praça do outro lado da cidade, entre a rua Los Alfareros e a rua San Agustín estão as esculturas de um casal de lavradores. Ele leva uma enxada nos ombros e ela uma cesta na mão. São uma homenagem aos fazendeiros, camponeses e agricultores da região. Mais uma obra realizada pela Fundação Alfa Arte.

Camino de la evolución

Conjunto escultural composto por vários arcos de aço inox e duas esculturas super realistas em bronze. Elas representam o Homo Antecessor de mãos dadas com seu filho. A saber, o Homo Antecessor foi encontrado nos depósitos da Sierra de Atapuerca, localizada aqui em Burgos. De grande importância histórica, visto que é considerado o hominídeo mais antigo da Europa.

Obra do escultor Casto Solano, inaugurada em 2010. O conjunto chamado de “Caminho da Evolução Humana” está localizado no Paseo de Atapuerca em frente ao Museu da Evolução Humana.

Hallazgo

Essa obra foi feita pelo escultor Javier Muro e está localizada em frente ao Fórum da Evolução Humana. A escultura tem o formato de um crânio gigante saindo do solo. É provável que se refira aos fósseis encontrados na Sierra de Atapuerca e que estão expostos nos Museu da Evolução. A obra tem 2,4m de altura e 4,5m de largura e além disso, o público pode circular dentro dela. Você pode adquirir uma pequena réplica da peça original no Museu da Evolução. Normalmente essas peças são vendidas em bronze e em resina.

Niños jugando a las canicas

Esculturas de duas crianças jogando bolinhas de gude. Assim como no Brasil, uma brincadeira popular por aqui e é comum vermos as crianças jogando nas ruas e praças de Burgos. A obra fica na praça dos Venerables e também foi feita pela empresa Alfa Arte no ano de 2010.

La Lechera

Escultura de uma Senhora com latões de leite, representando os vendedores de leite de antigamente. Obra realizada em 2010 e fica na rua Villalón.

Existem outras esculturas espalhadas pelas ruas, mas por enquanto foram essas que eu encontrei. E você, conhece alguma outra escultura aqui de Burgos que eu não mencionei nos dois posts? Conta para gente!

Até a próxima! Bjux!!!

Esta postagem foi modificada pela última vez em: 8 de agosto de 2021 19:24

ouseviajar

Posts recentes

O que ver em Lisboa

Planejando uma viagem para a capital portuguesa? Se ainda não definiu o que ver em Lisboa, vou te contar o… Mais informações:

31 de agosto de 2023

O que ver em Belém, distrito de Lisboa

Porque escrever sobre o que ver em Belém? Porque esse foi um dos lugares que mais gostamos em Lisboa, apesar… Mais informações:

31 de julho de 2023

Casas Típicas da Costa Nova

A Costa Nova é famosa pelos "palheiros", que são aquelas belas casinhas listradas e de cores vibrantes. Essas Casas típicas… Mais informações:

31 de maio de 2023

O que ver em Aveiro

Aveiro é uma pequena cidade de Portugal que fica a cerca de 75 km de distância de Porto, ideal para… Mais informações:

30 de abril de 2023

O Diário de Anne Frank

Mundialmente conhecido, “O Diário de Anne Frank” além de ter importância histórica, é extremamente marcante. Afinal, conhecer a experiência vivida… Mais informações:

27 de março de 2023

Anne Frank e o Anexo Secreto

A ideia de escrever sobre Anne Frank e o Anexo Secreto surgiu depois que visitei, no final do ano passado, o Museu… Mais informações:

28 de fevereiro de 2023

Este site usa cookies.

Saiba mais...