Caminhar pelas ruas de Burgos é súper agradável, além de linda a cidade é bem interessante. Mas, uma das coisas que também chamam a atenção por aqui são as esculturas de bronze que estão espalhadas pelas ruas e bairros contando sua história. Como em praticamente todas as cidades européias, encontramos várias estátuas de personagens históricos, mas não são essas que mais me encantam. São as esculturas feitas com o intuito de homenagear profissões, costumes e a cultura da cidade. Por serem muitas as esculturas e para não ficar um post grande e cansativo, posteriormente falo das outras. Do mesmo modo, caso queira sugestões sobre a cidade, escrevi o post O que fazer em Burgos, confere lá que tem informações e dicas bem legais.
As duas esculturas de bronze possuem 2 metros cada. Estão situadas em frente à Igreja de San Lesmes, na rua de mesmo nome. Na verdade, elas são réplicas de duas figuras que desfilam tradicionalmente nas festas da cidade. Esses dois personagens representam um casal serrano vestidos com as antigas roupas típicas da região. Obra de Teodoro Antonio Ruiz, instalada em março de 2010.
Em seguida ainda na rua San Lesmes, em frente ao rio Vena encontramos essas duas esculturas de bronze. Uma homenagem ao folclore da cidade, aos músicos e a dois dos instrumentos mais utilizados durante as festas populares da cidade: a dulzaina e o tambor. Por exemplo em celebrações e em alguns feriados vemos vários dulzaineros tocando e alegrando a população.
Essas esculturas também são conhecidas como “Los músicos”. Obra de Teodoro Antonio Ruiz.
Burgos faz parte do Caminho de Santiago, por isso essa escultura tornou-se super conhecida. Frequentemente é fotografada pelos turistas e peregrinos do mundo inteiro que passam por aqui. Está localizada na Plaza del Rey San Fernando, bem em frente à entrada principal da Catedral. Outra obra de Teodoro Antonio Ruiz.
Escultura de um homem lendo o jornal, homenagem à imprensa escrita e seus leitores. Obra instalada em 2010 na rua Sombrereria, logo após o prédio da prefeitura na Plaza Mayor.
Escultura de uma mulher apoiada no corrimão olhando o rio Arlazón. Obra realizada em 2009 pela empresa Alfa Arte. Está no Paseo del Espolón, ao lado do tradicional restaurante e cafeteira Polisón.
Representa os vendedores de castanhas, algo típico do inverno na região. Soube que essa escultura de uma senhora assando as castanhas é homenagem a um antigo vendedor de castanhas. Dizem que apesar do frio, ele sempre trabalhou nesse trajeto ao longo do rio Arlanzón.
Ela chama a atenção das pessoas por ser tão expressiva e também por estar cerca do Paseo del Espolón. Isto é, em frente ao Arco de Santa María, um dos pontos turísticos da cidade. Obra feita em 2007 pelo escultor Bruno Cuevas.
Essa escultura de bronze foi feita em 2010 para comemorar o 150º aniversário da Polícia local de Burgos, uma das mais antigas da Espanha. Encontra-se na Plaza de Vega, obra de Agustine Bukari Ayaab-win Aweasi através da fundação Alfa Arte.
Essas esculturas são muito fofas! Ok, é só a representação de um casal de idosos sentados em um banco, mas me passa uma sensação boa. A senhora está fazendo crochê e o senhor faz companhia à ela enquanto observa o movimento da rua. Uma homenagem aos idosos de Burgos. Ao lado deles estão os dizeres: “Aos nossos idosos com o carinho e respeito que merecem”. A obra fica na rua Laín Calvo e sua inauguração foi em novembro de 2009.
Inaugurada em setembro de 2009, essa estátua representa um ferreiro exercendo seu ofício. Está na rua San Lorenzo.
O Perdiguero é também conhecido como Pointer espanhol. Uma raça de cães de caça originária da província de Burgos. Além de serem excelentes caçadores, são dóceis e de confiança até mesmo com crianças. Também são considerados um ótimo cão de companhia. Obra do escultor Bruno Cuevas, inaugurada em janeiro de 2001 e localizada em frente à Plaza de España.
Espero que tenha gostado e que anime a visitar Burgos. Caso venha, lembre-se: se comprar chips, passagens, seguro viagem, assim como se reservar aluguéis de veículos através dos links aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar descontos.
Esta postagem foi modificada pela última vez em: 8 de agosto de 2021 19:24
Planejando uma viagem para a capital portuguesa? Se ainda não definiu o que ver em Lisboa, vou te contar o… Mais informações:
Porque escrever sobre o que ver em Belém? Porque esse foi um dos lugares que mais gostamos em Lisboa, apesar… Mais informações:
A Costa Nova é famosa pelos "palheiros", que são aquelas belas casinhas listradas e de cores vibrantes. Essas Casas típicas… Mais informações:
Aveiro é uma pequena cidade de Portugal que fica a cerca de 75 km de distância de Porto, ideal para… Mais informações:
Mundialmente conhecido, “O Diário de Anne Frank” além de ter importância histórica, é extremamente marcante. Afinal, conhecer a experiência vivida… Mais informações:
A ideia de escrever sobre Anne Frank e o Anexo Secreto surgiu depois que visitei, no final do ano passado, o Museu… Mais informações:
Este site usa cookies.
Saiba mais...
Ver comentários