Você já ouviu falar sobre a menor cidade da Espanha? Antes de me mudar para cá vi um documentário sobre os municípios mais bonitos do país e criei minha listinha de lugares para visitar quando viesse à Espanha. Entre eles estava Frías, considerada a menor cidade espanhola que fica à cerca de 330km da capital, Madrid. Na época eu nem imaginava que viríamos morar em Burgos e Frías fica à somente 82 km daqui. Porém, teve a pandemia e outras questões que não permitiram que fôssemos antes, mas finalmente agora conseguimos conhecer essa bela cidade medieval e vou te mostrar o que vimos por lá.
Frías fica sobre uma colina conhecida como “La Muela”, localizada na província de Burgos, Comunidade Autónoma de Castilla y León na Espanha. A foto abaixo é de um panfleto explicativo sobre a cidade e nele temos uma noção de como a cidade se localiza no alto da colina.
Apesar de ter documentos do século IX que mencionam Frías, somente no século XII o local ganhou ascensão quando o rei Alfonso VIII construiu a fortaleza no alto da rocha com o intuito de proteger e repovoar esta parte da fronteira da Velha Castela.
A Fortaleza era composta pelo castelo, pela muralha, pela igreja de São Vicente e pela ponte. Dessa forma, o local virou ponto de defesa estratégico e com o tempo a população e a economia de Frías cresceram. No início do séc. XVI contavam com uma população de 6.000 habitantes. Ao passo que ainda no século XV recebeu o título de cidade por decisão do rei João II.
Por fim, Frías possui uma superfície de 32km2 e uma pequena população, com menos de 300 habitantes. Segundo os dados disponibilizados pelo INE (Instituto Nacional de Estadística), em janeiro de 2020 a cidade tinha exatos 247 habitantes.
Mais do que ser a menor cidade da Espanha, Frías é considerada um dos povoados mais bonitos do país e preserva o estilo medieval. É impressionante passear por suas ruas estreitas, admirando sua arquitetura, a sensação é de que viajamos no tempo ou estamos em algum cenário de filme ou série sobre a Idade Média.
Essa ponte sobre o rio Ebro com uma linda arquitetura passou por várias reconstruções durante a Idade Média, contudo, ainda há controvérsias sobre sua origem. Alguns dizem que se trata de uma construção romana e outros afirmam que foi construída por Alfonso VIII com a política de repovoamento da então vila de Frías.
Atualmente é um dos monumentos mais importantes da cidade.
🔹 A ponte mede 143m de comprimento e 345m de largura e possui 9 arcos. Sendo que os dois centrais têm forma pontiaguda enquanto os demais são meio arredondados.
🔹 A torre foi acrescentada no século XIV e servia para vigiar a passagem e cobrar o “Pontazgo” (uma espécie de pedágio da época). O valor arrecadado era utilizado para os frequentes consertos na ponte.
🔹 Possui forma assimétrica e irregular devido aos pontos de apoio nas rochas no fundo do rio.
Situado sobre uma enorme rocha com vistas privilegiadas do Vale de Tobalina, é considerado um dos “castelos roqueiros” mais imponentes de Castilla.
Apesar de a origem desse castelo estar ligada às primeiras fortalezas do século X, há controvérsias quanto à data de sua construção. Mas, na maioria dos registros é dito que foi construído entre os séculos XII e XVI.
Seja como for, o castelo só passou a ter valor estratégico a partir de 1201 durante o reinado de Alfonso VIII. O então rei mandou reformá-lo, acrescentando novas defesas que serviram para controlar o território. Foi nessa época que construíram a muralha que cercava a menor cidade da Espanha, a mesma se inicia no castelo.
Ao longo dos séculos o local sofreu transformações e deteriorações, mas a fortaleza e, principalmente a “Torre del Homenaje”, maior torre de defesa do castelo, continuam intactos. Não se pode afirmar, mas supõem-se que a parte mais antiga do castelo seja o interior dessa torre, enquanto sua parte superior remete à segunda metade do século XV.
Todavia, os elementos mais antigos que ainda se encontram no castelo são do século XIII, como as janelas com a parte superior arqueada e separadas por colunas em estilo românico. O restante da construção é dos séculos XV e XVI.
O nome “Castillo de los Duques de Frías” se deve ao fato de a cidade ter sido cedida à Pedro Fernandez Velasco y Solier em 1446 pela coroa Espanhola. Nesse ínterim, em 1492 foi criado o Ducado de Frías para os Velascos.
Uma vez que atualmente o castelo pertence à prefeitura da cidade, que o restaurou e abriu para visitação, seu espaço também é utilizado para realização de eventos. Durante a visita podemos subir ao alto da torre e apreciarmos vistas incríveis da cidade, do Vale de Tobalina, do riol Ebro e dos Montes Obarenes. Por fim, ainda nessa torre fica uma pequena exposição sobre a arquitetura de Frías.
Se você gosta de castelos, dê uma lida nesse post: Castelo de Almodóvar del Río – Um dos Cenários de Game of Thrones. Com certeza vai te encantar.
A princípio essa igreja foi associada ao castelo com importante função defensiva, até mesmo por sua localização. Fica ao lado oposto do castelo, também sobre o alto da colina, na parte rochosa. Construída no século XIII, a torre original era quadrada e tinha ameias e canhoneiras para proteção da cidade. Contudo, em 1906 a torre e parte do templo desmoronaram, com o valor da venda do pórtico ao Museu dos Claustros de Nova York reconstruíram a torre e reformaram a igreja. Quanto à arquitetura atual, pode-se dizer que é uma mescla de estilos e entre eles o que predomina é o barroco.
De fato, algumas partes resistiram ao desmoronamento. Como por exemplo esse arco que fica na lateral da igreja, junto à praça Bispo López de Mendonza.
Não cheguei a entrar na igreja, mas posso garantir que essa parte de Frías também é imperdível. Principalmente pelas belas vistas, tem mirantes belíssimos e para quem curte tirar fotos como eu, é o lugar ideal.
Além disso, tem uma área em frente à igreja com parte da pulhara, um jardim enorme e ótimos lugares para curtir piqueniques e bons momentos.
É uma verdadeira “viagem ao tempo” caminhar pelas antigas e belas ruas do centro histórico da menor cidade da Espanha. Basicamente nessa área que funciona o comércio, ali tem bares, restaurantes, lojas de souvenirs, açougues, pousadas e diversas outras lojas. Passamos momentos agradáveis ali, a cidade é calma e as pessoas gentis.
Vale a pena se perder entre as ruas que surgem no meio do nada através de uma escada ou passarela. Tudo tão bonito e bem preservado, impossível não se encantar.
É um conjunto de casas feitas com entramado de madeira que aproveitam o pouco espaço que há na parte alta da cidade, já que essa parte está construída em cima de um grande rochedo. De longe a impressão é que elas fazem parte do penhasco.
Infelizmente não tenho fotos legais que mostrem a beleza dessa composição. Espero voltar lá em breve para atualizar esse post. Li que na parte sul da cidade é o local ideal para fotografar as “Casas Suspensas”.
Tobera é famosa por aqui devido às suas belas cachoeiras e cascatas. Mas, hoje falarei somente desse pequeno conjunto turístico, bem charmoso que fica logo na entrada de Frías. Tobera é como se fosse um bairro da menor cidade da Espanha, fica a menos de 2 km de Frías.
Uma pequena ponte medieval, a capela de Santo Cristo e o eremitério de Santa Maria de la Hoz formam esse conjunto histórico.
Além de toda a beleza dessa cidade medieval, ainda fomos agraciados com belos campos de girassóis pelo caminho. Me senti realizada, eu era louca para correr num campo desses e aproveitei para fotografar essas lindezas, acho os girassóis fascinantes. Esse campo das fotos fica bem em frente à Ponte Medieval de Frías.
Espero que tenha gostado e, se vier à Espanha não deixe de incluir Frías no seu roteiro. Fora esses lugares que mencionei, há outros mirantes em diversos pontos da cidade que vale a pena conferir.
E lembre-se: se comprar chips, passagens, seguro viagem ou mesmo reservar aluguéis de veículos através dos links de parceiros aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar descontos.
Esta postagem foi modificada pela última vez em: 30 de agosto de 2021 18:41
Planejando uma viagem para a capital portuguesa? Se ainda não definiu o que ver em Lisboa, vou te contar o… Mais informações:
Porque escrever sobre o que ver em Belém? Porque esse foi um dos lugares que mais gostamos em Lisboa, apesar… Mais informações:
A Costa Nova é famosa pelos "palheiros", que são aquelas belas casinhas listradas e de cores vibrantes. Essas Casas típicas… Mais informações:
Aveiro é uma pequena cidade de Portugal que fica a cerca de 75 km de distância de Porto, ideal para… Mais informações:
Mundialmente conhecido, “O Diário de Anne Frank” além de ter importância histórica, é extremamente marcante. Afinal, conhecer a experiência vivida… Mais informações:
A ideia de escrever sobre Anne Frank e o Anexo Secreto surgiu depois que visitei, no final do ano passado, o Museu… Mais informações:
Este site usa cookies.
Saiba mais...
Ver comentários
💯 comentários , tudo lindo, parabéns ótimo trabalho
Oi Magno, que bom ver você aqui no blog… obrigada! Fico feliz que tenha gostado 🥰😘
Olá,
estava a procurar informação sobre Frías e descobri o teu Blog. Quero dar-te os parabéns pela escrita e pela forma como passas a informação.
Sou de Portugal e todos os anos viajamos de carro pelo norte de Espanha, e já passamos várias vezes ao lado de Burgos, mas desta vez, no final de Novembro, iremos conhecer Frías e Burgos e claro, mais alguns pueblos dessa região.
Muito Obrigado.
Olá José,
Muito obrigada pelas palavras gentis. Fico muito feliz em saber que gostou do meu texto, seu feedback foi muito importante e me deu incentivo para continuar a escrever. Desejo uma boa viagem à vocês e espero que desfrutem bastante de Frías e da região, tem pueblos lindos para visitarem por aqui. Um abraço! ☺️🤗