A Costa Nova é famosa pelos “palheiros”, que são aquelas belas casinhas listradas e de cores vibrantes. Essas Casas típicas da Costa Nova tornam o cenário perfeito para fotos e vídeos, além disso, é um ótimo lugar para passear.

Onde ficam as Casas Típicas da Costa Nova
Há apenas 11,5 km do centro de Aveiro ficam as Casas típicas da Costa Nova. Isto é, estão localizadas em Costa Nova, na Freguesia da Gafanha da Encarnação, no município de Ílhavo, no distrito de Aveiro. A saber, a distância até à capital Lisboa é de 267 km e dista cerca de 83 km de Porto.
Conforme contei no post anterior sobre O que ver em Aveiro, passamos o dia e a noite na cidade e na manhã seguinte, deixamos o hotel e fomos para Costa Nova.

História dos Palheiros
Eu sempre quis conhecer este lugar por causa das casas com listras verticais e horizontais que via nas fotos e achava que pareciam casas de bonecas, com aquelas cores lindas e chamativas.
Somente quando estive ali soube que as casas típicas da Costa Nova foram criadas pelos pescadores no início do séc. XIX para servirem de armazéns, tanto de materiais de pesca, quanto de materiais para a salga de sardinha. As casas eram chamadas de palheiros, a maioria feita em madeira e pintada com tons vermelho escuro e preto. Além disso, serviam de abrigo para os próprios pescadores.

Posteriormente as famílias dos pescadores se mudaram para Costa Nova e o local começou a crescer. Assim, restauraram os palheiros e por fora pintaram com cores mais vibrantes, dando vida e charme ao local.
Há quem diz que eles criaram os palheiros com listras de cores diferentes para facilitar sua localização em dias de forte nevoeiro.

Atualmente, servem como casas de férias e são alugadas por temporadas. Achei uma ótima opção para passar uns dias, espero ainda poder experimentar isso.

O que ver além das Casas Típicas da Costa Nova
São poucos pontos turísticos em Costa Nova e é possível conhecer tudo em poucas horas. Porém, se estiver com tempo, vale a pena aproveitar ao menos uma tarde no local.

Importante dizer que as Casas típicas da Costa Nova estão de frente para a Ria de Aveiro e não para o oceano, a praia fica na parte de trás das casinhas e vale a pena ir lá também, é bem bonita.
A Lagoa formada pela Ria de Aveiro que fica em frente às casinhas listradas é muito bonita.

Além disso, há algumas lojas de souvenirs, restaurantes e bares e você pode visitar também: o Mercado da Costa Nova, a Marina de Pesca onde ficam os barcos, a Igreja Matriz da Costa Nova, o Farol da Barra e as Praias da Costa Nova e da Barra.
Praia da Costa Nova
Também conhecida como praia da Costa Nova do Prado, é belíssima, enorme e tem algumas dunas que chamam a atenção. Nós infelizmente não tivemos tempo para curtir a praia, somente apreciamos um pouco a vista e o som relaxante do mar.

Mas, saiba que se quiser curtir a praia, como ela é muito grande, o ideal é ficar nas áreas supervisionadas por salva-vidas. Soube que há partes com ondas muito fortes e pode ser arriscado, mas é perfeita para quem gosta de surfar.
Passadiços da Costa Nova
Os “Passadiços da Costa Nova” são uma trilha de passarelas de madeira que além de servirem de acesso à praia, tem 6 km de extensão e vão até a Praia da Barra.
Achei bem legal essas passarelas, elas deixam o local ainda mais charmoso.

Tripas de Aveiro
Antes de seguirmos viagem para Lisboa, paramos em um quiosque em Costa Nova para provarmos as tão faladas “Tripas de Aveiro”, que me indicaram como um doce típico da região. Contudo, encontramos também com recheios salgados e aproveitamos para experimentar uma de cada.

A massa parece ser simples, feita com farinha, ovos, leite e açúcar. Porém, tem uma consistência que acho difícil de explicar, lembra um crepe, mas meio que repuxa e ao mesmo tempo é macia. Pedimos uma com recheio de chocolate e morango e outra com recheio de queijo e presunto, achamos a doce mais saborosa. Pagamos 8€ por 2 Tripas e 2 coca-colas. (Valores em Abril de 2022)

Em seguida, pegamos a estrada para Lisboa e continuamos nossa viagem por Portugal. Espero que tenha gostado, bjux e até breve!
Lembre-se: Se você comprar chips, passagens, seguro viagem ou mesmo reservar aluguéis de veículo através dos links de parceiros aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar descontos.