Os encantadores parques de Pamplona

Um dos maiores encantos de Pamplona é a sua grande área verde. Não é a toa que ela é considerada a cidade espanhola com mais áreas verdes urbanas, afinal Pamplona possui 15% de sua superfície coberta por parques e jardins. Impossível não se encantar com tamanha beleza! Já que tem diversos tipos de árvores diferentes espalhadas pelas ruas e pelos parques, todos muito bem cuidados, com limpeza e manutenção impecáveis. Nesse sentido, para não me estender muito vou falar somente sobre os três parques que eu mais frequentei durante o período que morei em Pamplona. 

La Ciudadela 

Tenho um carinho especial pela Ciudadela porque o primeiro lugar que conheci na cidade. Morávamos perto desse grande parque e sempre íamos lá para caminhar, passear, fotografar ou somente o atravessávamos quando íamos ao centro da cidade à pé.

Anteriormente, entre os séculos XVI e XVIII, construíram várias fortalezas para maior proteção dos reinos aqui na Europa. Hoje em dia em alguns desses lugares ainda encontramos partes dessas fortalezas, chamadas de Ciudadelas (Ciutadellas). Dessa forma, Pamplona preserva boa parte das muralhas que cercavam a cidade nessa época e também algumas salas e o fosso da Ciudadela, que foi construída por ordem do Rei Felipe II para proteger a cidade dos constantes ataques do exército francês. 

Originalmente seu formato era de uma estrela de 5 pontas (5 baluartes), mas com o passar dos anos, dois desses baluartes foram demolidos. Atualmente, nesse espaço há um belo parque e algumas de suas salas são utilizadas para exposições e eventos. Além disso, tem um pequeno museu de armas e uma área aberta destinada a shows e festas que ocorrem durante o ano. 

La Ciudadela, um dos mais bonitos parque de Pamplona

É um lugar muito bonito, ideal para piqueniques e passeios, por certo um dos maiores e mais belos parques de Pamplona. Por isso é comum vermos grupos praticando esportes e pessoas passeando com seus cachorrinhos na parte interior do parque. 

Horário de funcionamento: Todos os dias, de 7h30 às 21h30.

Jardines de la Taconera

Dos parques de Pamplona esse é o mais antigo. Em estilo romântico, o parque possui 90.000m2 de superfície e fica em torno das muralhas. Além da beleza dos jardins e das esculturas espalhadas pelo parque; na parte de baixo tem um lago e alguns animais como por exemplo: patos, cisnes, pavões, coelhos, cabras, faisões e diversas aves.

Jardines de la Taconera, belo parque de Pamplona

Logo, além de desfrutar dos jardins, eu gostava de caminhar pela parte norte do parque onde fica o mirante com uma bela vista de alguns bairros da cidade com as montanhas ao fundo. 

Vista de parque Jardines de la Taconera

Apesar de ser um parque enorme e com vários acessos, existem três portais principais de entrada:

  • Portal de São Nicolau (San Nicolás) – o mais famoso dos deles. Um arco triunfal barroco que foi uma das seis portas da antiga muralha que protegia a cidade, construído em 1660;
  • Portal da Taconera – bem como o anterior, fez parte da antiga muralha. Construído em 1666, porém em 1905 ele foi removido e permaneceu guardado por 97 anos. Somente em 2002 o portal foi recolocado no parque.
  • Portal Novo (Portal Nuevo) – o que eu particularmente prefiro, fica sobre a Avenida Guipuzcoa, ligando o parque ao Paseo de Ronda.
Portal Nuevo

Há também o Café Vienés que virou um ponto de encontro no parque e alguns monumentos dedicados à personagens ilustres de Navarra. Um lugar extremamente bonito e agradável!

Parque Yamaguchi

Meu lugar favorito em Pamplona, este parque é um charme só! Fica no caminho entre a casa onde eu morava e o curso que estava fazendo, era meio que parada obrigatória na volta. Quase todos os dias eu parava ali e ficava admirando o lugar, principalmente no outono em que as cores são mais vibrantes. 

Parque Yamaguchi

Seu nome é uma homenagem à cidade japonesa de Yamaguchi da qual Pamplona está geminada desde 1980. O parque em estilo oriental, projetado em 1997 por arquitetos e paisagistas japoneses e possui mais de 80.000m² com vários tipos de plantas (a maioria são do Japão), árvores e arbustos. 

São muitos detalhes e sutilezas que fazem um tributo às quatro estações do ano. Tem uma pequena construção com palafitas sobre o belo lago, onde é comum vermos pessoas fotografando e crianças brincando. No lago vemos vários patinhos e no centro dele tem um gêiser, fonte que periodicamente jorra colunas de água para o ar que chegam à 20m de altura. 

Curiosidades do Parque Yamaguchi

Interessante que nesse parque tudo tem um significado, por exemplo: à direita da casa do lago tem um caminho super fofo que leva à uma pequena ponte de pedra que simboliza os percalços da vida e ao fundo tem uma mini cachoeira, o símbolo de que na vida tudo flui e muda.

Em um lado do parque temos mesas e cadeiras e uma área com cascatas e na outra extremidade fica o Planetário da cidade, que também é um centro cultural de divulgação científica e tecnológica e tem um espaço onde costumam ocorrer exposições. Logo em frente a ele tem o “Jardim da Galáxia”, um projeto educacional e ambiental criado pela Câmara Municipal da cidade em colaboração com o Planetário. Em outras palavras, é um jardim que reproduz em escala a Via Láctea, sendo que cada região da Galáxia com suas estrelas estão representadas por arbustos. Fiquei encantada com o projeto!

O espaço do Yamaguchi é muito agradável, no verão é comum vermos pessoas deitadas na grama lendo ou mesmo tomando sol e outras aproveitando o espaço para confraternizar.  Para mim, o local é ideal para relaxar e me encher de energias, só de falar já sinto saudades!

Se gostou desses parques e quiser saber mais sobre a cidade veja o post Conhecendo Pamplona, onde dou dicas de lugares interessantes sobre a capital de Navarra.

E lembre-se: se comprar chipspassagensseguro viagem ou mesmo reservar aluguéis de veículos através dos links de parceiros aqui do blog, você me ajuda a manter o Ouse Viajar no ar e ainda pode ganhar descontos.

Bjux e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *