Em primeiro lugar, antes de falar sobre o réveillon em Viena, quero frisar que inicio 2021 com a esperança de que será um ano renovador, com mais saúde e leveza para todos. Afinal, 2020 não foi nada gentil conosco não é mesmo?! Ainda assim, esse ano conturbado trouxe vários aprendizados. Entre eles, me ensinou que não temos o controle de nada, que devemos ter paciência, empatia e sermos agradecidos sempre, pois nossos maiores bens são a vida, a família e os amigos. Portanto, sou só gratidão por termos vencido 2020 com saúde. Obrigada Deus!
Como mencionei no post anterior, onde contei sobre nosso réveillon em Buenos Aires; esse último 31 de dezembro nós celebramos a chegada do novo ano em casa mesmo, porque aqui em Burgos as viagens ainda não estão permitidas devido ao COVID-19. Então, como gosto muito dessa época do ano e penso que nunca é cedo para planejar uma viagem, neste post falarei sobre o réveillon em Viena, capital da Áustria. Era 2018, nosso primeiro ano morando na Europa, por isso decidimos passar esse momento especial na casa de amigos. Foi maravilhoso!
O que você vai ver nesse post:
Silvesterpfad
Assim como no Brasil, no dia 31 de dezembro os austríacos comemoram o dia de São Silvestre. Por isso, em Viena há a famosa Silvesterpfad, festa conhecida como Caminho de São Silvestre. Trata-se de uma rota de 4km no centro da cidade com 14 paradas onde encontramos diversas atrações, comidas e bebidas típicas. Em alguns desses locais, por exemplo, há opções específicas para as crianças. Além disso, a maioria oferece shows com música clássica, eletrônicas, pop, rock, soul e vários outros gêneros musicais. Normalmente esse trajeto termina na Prefeitura (Rathaus), onde à meia-noite ocorre a queima de fogos e as pessoas dançam ao som da valsa Danúbio Azul. Mas, em 2020 devido ao Covid-19 o evento foi cancelado, se quiser mais informações clique aqui.

Algumas tradições de ano novo austríacas
✨ Na véspera de ano novo, exatamente à meia-noite é transmitida pelo rádio a valsa Danúbio Azul (An der shönen blauen Donau, em alemão, “Sobre o belo Danúbio azul”) e as pessoas dançam para celebrar a chegada do novo ano.
✨ É comum as pessoas trocarem amuletos (em formatos de porquinhos, de ferraduras, entre outros) feitos com Marzipã e também com materiais não comestíveis. Porque, segundo a tradição, eles dão sorte para o próximo ano.
✨ No dia primeiro de janeiro à partir das 11h é transmitido para vários países, através da televisão e do rádio, o Concerto de Ano Novo da Wiener Philharmoniker (Orquestra Filarmônica de Viena), dessa forma é costume as famílias assistirem e confraternizarem nesse momento.

Nosso réveillon em Viena
No hemisfério norte é inverno nessa época e faz muito frio em Viena. Por isso, para quem mora lá o mais comum é passar a noite celebrando em casa com amigos e familiares. Foi o que fizemos, nossos amigos receberam outras pessoas e tivemos um jantar excelente. Inclusive o Reinhard, marido da Juliana minha amiga, preparou uma paella de mariscos que estava divina!

Além disso, foi bem divertido e meio que uma “Torre de Babel”, uns falavam português, outros alemão, outros espanhol e outros inglês. Apesar de eu somente entender português e espanhol, nossa confraternização foi super agradável. Pouco antes da meia-noite subimos para o terraço para assistirmos à queima de fogos e brindarmos à chegada de 2019.

Dicas
🔹 Esteja bem agasalhado, afinal o frio é intenso!
🔹 Se pretende passar o réveillon assistindo aos shows no espaço em frente à prefeitura; chegue mais cedo para poder comer e beber tranquilamente, porque mais tarde as filas são enormes.
🔹 É possível participar de bailes de gala, com trajes a rigor que podem ser alugados por lá. Assim, finaliza o ano em grande estilo. Mas, além de ser caro é preciso comprar os ingressos com bastante antecedência. O nome desse baile é Silvesterball.
🔹 Há ainda a opção de virar o ano de forma mais clássica: assistindo à apresentação de ópera pela orquestra mais famosa do mundo no Musikverein. Assim como na dica anterior, é preciso verificar a disponibilidade de ingressos de forma antecipada. Caso tenha interesse, acesse as informações através desse site.
Foi assim nosso réveillon em Viena e na tarde do dia primeiro de janeiro aproveitamos para curtir o parque e diversões que fica no Prater, uma ótima pedida para iniciar o ano. Mas, conto sobre isso outro dia! Por fim, se você quiser mais detalhes sobre a cidade, seus pontos turísticos e diversos eventos, a Letícia do Viva Viena mora lá há alguns anos e da várias dicas legais. Super indico!
Até a próxima, Bjux!

Isso sim é um réveillon de prima. A ceia estava maravilhosa.
Haha! Que bom que gostou Moisés, estava mesmo uma delícia!
Lindas fotos desse reveillon, super chique. Adorei saber das tradições, muito legal. Adoro tradições locais. ♡
Obrigada Vanessa querida! Fico feliz que tenha gostado. Também adoro conhecer novas tradições e culturas! 🥰😘