Informações em tempos de Coronavírus!

Não, infelizmente, esse não é um texto sobre viagens dos que eu adoro escrever. É sobre a situação atual que o mundo está enfrentando. A foto acima foi tirada no último dia do ano de 2019, onde eu ingenuamente fazia planos para 2020 e coloquei aqui só pra me lembrar que nós não temos o controle de nada. E tudo bem! Não é por isso que vamos deixar de sonhar, não é mesmo?

É fato que estamos vivendo um momento muito doloroso e conturbado devido ao Coronavírus (COVID-19). A grande maioria de nós está receosa e com medo pelas incertezas que nos cercam a todo instante. O que é normal, afinal, somos humanos e ninguém estava preparado para passar por essa situação. Quem no último réveillon imaginaria que em 2020 passaria boa parte de seu tempo dentro de casa? Quem pensaria que o mundo seria afetado com um vírus tão violento que além de causar tantas mortes e tanta dor, nos deixaria em quarentena por tempo indeterminado e jogaria na nossa cara o tamanho de nossa insignificância? Acredito que ninguém. Nem mesmo na China, onde o coronavírus fez suas primeiras vítimas. Prefiro pensar que ninguém tinha ideia da proporção que o vírus tomaria.

Nos resta fazer a nossa parte, ficarmos em casa o máximo que pudermos para que o vírus não se propague a ponto de gerar sobrecarga para os sistemas de saúde, levando à falta de leitos nas UTIs e à falta de aparelhos respiratórios que são necessários para os casos mais graves.

No mais, orar, emanar boas vibrações e ter pensamentos positivos, independente de religião. Cada um com sua crença. Eu creio em Deus e pela minha fé, peço que Ele tenha misericórdia de nós e que essa fase ruim passe logo.

Tenho me assustado com as informações que vejo nas mídias sociais. Não falo das notícias de casos de contágios e mortes, essas são terríveis sim, mas causadas pelo vírus. Falo das discussões políticas e da ignorância de muitos, da negação que várias pessoas estão vivenciando. Falo particularmente do que está acontecendo no meu país, Brasil. Apesar de não estar vivendo lá, meus pais, familiares e amigos estão e me preocupo por eles.

Fico assustada ao ver pessoas questionando a veracidade dos casos de contágio, chamando outras para fazerem protestos contra o confinamento, como se tudo não passasse de invenção para afetar o governo, que por sua vez, só incentiva essas sandices. Nem vou entrar no mérito político, porque me envergonha e me enoja.

Gostaria que alguns brasileiros saíssem da “caixinha” que se colocaram e compreendessem que a situação é mundial, pessoas estão MORRENDO no mundo todo. Parem com a teoria de conspiração, se não acreditam na mídia local e nacional, pesquisem em outros meios de informações. Hoje em dia temos a facilidade de acesso à internet, as matérias de jornais de vários países e continentes estão disponíveis online, e não me venham com a desculpa que não entendem o idioma, usem o tradutor que também está disponível online.

Pesquisem antes de saírem compartilhando fake news e mensagens que recebem no WhatsApp como se elas fossem uma verdade absoluta. E, por favor, tenham mais empatia. Tem famílias sofrendo com a perda de entes queridos, famílias que estão sem receber notícias de quem está internado, algumas sequer tiveram a chance de velar e enterrar seus parentes. Não posso mensurar a dor que estejam sentindo.

Tenham respeito e empatia pelos profissionais da saúde que estão ali na linha de frente todos os dias lidando com os casos de contágios, lutando para salvar vidas e tendo que enfrentar seus medos para se colocarem em risco em prol do outro. Muitos também perderam a vida fazendo isso.

Aqui na Espanha a quarentena obrigatória foi anunciada pelo governo em 13 de março de 2020, desde então somente estão funcionando supermercados, farmácias e pequenos comércios que trabalhem com produtos alimentícios. Aqui a pandemia atingiu seu auge em 02/04/2020 com 950 mortes em apenas 24 horas e somente agora estamos vivenciando o achatamento da curva epidêmica. Os números de contágios e de mortes diminuíram e o número de altas cresceu, diante desse cenário o governo colocou em prática um plano para o fim da quarentena, chamado de “Plano para a transição para uma nova normalidade”.

O plano é constituído de 4 fases progressistas que devem durar duas semanas cada. Até o momento, estamos na Fase Zero (Preparatória), onde está permitida a abertura de determinados locais com agendamento prévio e temos a permissão para saírmos de casa pelo período máximo de 1 hora por dia.

Este limite de tempo só não está imposto aos esportistas, mas todos devem seguir os horários estipulados, que são distintos e definidos da seguinte forma:

  • Adultos e esportistas – de 6h às 10h e de 20h às 23h
  • Idosos e pessoas com deficiência – de 10h às 12h e de 19h às 20h
  • Crianças – de 12h às 19h.

As demais fases dependerão de como estará a pandemia no país para entrarem em vigor, sendo que podem iniciar em épocas diferentes em cada Comunidade Autônoma da Espanha. 08 de junho é a data prevista para o início da última fase, onde estará autorizada a abertura de todas as atividades, mantendo as medidas de segurança e distanciamento e evitando aglomerações. Em todas as fases é obrigatório tomarmos as medidas básicas de proteção: Manter o distanciamento mínimo de 2 metros, usar máscaras e lavar bem as mãos.

Aqui, assim como na Itália e em outros países cometemos muitos erros, demoramos para tomar as providencias necessárias, mas quando elas foram tomadas, a população se uniu, se respeitou e entendeu a importância do isolamento social. Espero que nossos erros sirvam de exemplo para o Brasil e demais países que ainda não estão nessa situação.

Novamente, peço que tenham empatia e, se não conseguirem se colocar no lugar do outro, ao menos nesse momento, tenham respeito e parem de “arrotar” sandices e propagar o ódio na internet. Isso não leva a nada.

E para você que, como eu entende a gravidade da situação, se por acaso ler essas coisas grotescas, sugiro que ignore. Outro dia uma amiga me perguntou como eu conseguia ficar quieta vendo tantas pessoas que conheço dizerem absurdos sobre a pandemia enquanto aqui na Espanha eu vivia uma realidade bem difícil e contrária ao que essas pessoas diziam. Simplesmente respondi: Em tempos de confinamento, prefiro evitar os malucos para não perder minha sanidade!

Andréa C. Candiá – 04/05/2020 – Burgos, Espanha

16 thoughts on “Informações em tempos de Coronavírus!

  1. Concordo totalmente com você! Não consigo entender o que está acontecendo com alguns brasileiros, o momento não é para discussões sobre direita e esquerda, muito menos para chamar a população às ruas. É triste perceber tanta irresponsabilidade! Parabéns pelo texto.
    Abraços, Helena.

    1. Oi Helena, bem-vinda ao blog! Fico feliz que tenha gostado do texto, foi mais um desabafo por tantos absurdos que tenho lido nas redes sociais. Vamos torcer para que as pessoas entendam e aceitem que a situação é grave e real. Bjux!

  2. Querida Andréa, lendo o início do seu texto meu coração apertou, quantos planos estava fazendo com sua ajuda para a minha tão sonhada viagem… Enfim, como eu disse, “planos”, pois só Deus sabe se e quando iremos executá-los neh?!
    No momento, fica a nossa fé que tudo vai passar SIM e a torcida para que quando passar a ” humanidade” de todos nós seja melhor, muito melhor.
    UM DIA, é certo que todos iremos desencarnar, mas todos OS OUTROS DIAS iremos viver… então bora fazer estes outros milhares de dias valerem a pena, amando e respeitando o próximo, praticando a caridade e a empatia, fazendo juz a dádiva da vida. Saudades SEMPRE 😍 Fique com Deus! Bjinhos

    1. Del lindona, me emocionei com suas palavras. Acredito que tudo tenha um tempo certo para acontecer, e TUDO no tempo de DEUS! Como você disse, vamos torcer para que saiamos dessa fase mais humanos e fortalecidos. Quanto a sua tão sonhada viagem, não desanime, ela vai acontecer no melhor momento e quando estiver aqui, vamos dar muita risada juntas e visitar lugares lindos. Pode até ser adiada, mas não será cancelada. Tenho certeza disso!Fique com Deus também…Bjux

  3. Ótimo texto, muito claro e explicativo. É necessário falar sobre a pandemia! As pessoas precisam entender a gravidade do momento e ficar em suas casas. Quem tem o privilégio, fique em casa! Quanto mais conteúdo informativo para o bem de todos melhor!

  4. Parabéns pelo texto!! 👏👏 Amo te acompanhar em suas viagens por aqui. E concordo totalmente com seu desabafo!! Sempre tão sensata em seus pensamentos! Bjos e continue sempre escrevendo.. Seus conteúdos são sempre muito bons. Parabéns mais uma vez!

    1. Ownnn! Obrigada Sabrine! Fico muito feliz em saber que você tá gostando do blog, me anima ainda mais em compartilhar minhas experiências por aqui. Obrigada pelo incentivo de sempre! Bjux no coração!

  5. Texto lúcido e necessário, amiga. Já estamos passando por tantos problemas e ainda insistem em gerar mais. Como bem você levantou, se não confiam nos dados brasileiros, se informem em outros países então. Tenham empatia. Sejam críticos com conteúdo. Essa divisão inconsequente só piora tudo ainda mais!

    Beijos e muita saúde, Diva!

    1. Oie! Bem-vinda ao blog amiga! Que bom que gostou do texto, me deixa super feliz em compartilhar aqui sua opinião.Exatamente isso, não é momento de se dividirem, é momento de união. Ainda tenho esperança que as coisas mudem por aí nesse sentido. Bjux!

  6. Muito difícil a situação que estamos vivendo e o que mais me dói é que não temos como cuidar dos mais vulneráveis porque nosso sistema não aguenta a demanda. Aqui no Brasil a coisa está feia, porque além da pandemia, estamos vivendo tempos difíceis na política, como você sabe… infelizmente estamos sentindo isso na pele, o descaso e o falta de amor e cuidado ao próximo que o nosso governo faz questão de demonstrar. Mas, apesar disso, temos que ter esperança que esse momento vai passar e pedir para que o mínimo de pessoas sejam infectadas, mesmo no caos que estamos… :/
    Adorei seu texto, cunha! Mandou super bem! Continue escrevendo, o blog tá o máximo! Parabéns!!
    Beijo e se cuidem!

    1. Cunhadinha linda, bem-vida ao blog! Pois é, a situação da pandemia já é alarmante por si só e se já é algo complicadíssimo mesmo em países com melhor infraestrutura e com governantes empenhados à resolverem a situação, imagina sem esse apoio. Ninguém estava preparado para uma demanda tão grande em tão curto espaço de tempo, por isso a necessidade do confinamento, uma pena que algumas pessoas não consigam enxergar isso. Você tem razão, vamos manter as esperanças… Tudo vai passar! Estamos nos cuidando, temos o privilégio de podermos ficar em casa, se cuidem aí também por favor! E Obrigada!!! Bjux

      1. Adreítaa! É exatamente isso, sabemos que tudo tem um propósito e que todos nós possamos tirar uma grande lição de tudo isso que está acontecendo no mundo. Sabemos que é um tempo difícil, porém, vamos crer que isso vai passar, e que não deixemos de sonhar, pois Deus tem o controle de TUDO. Que não nos falte a fé, esperança e principalmente o amor.
        Parabéns minha flor pelo texto, ameeei. Continue escrevendo, está tudo lindoooo.
        Beijooos, saudadees.

        1. Nati querida, seja bem-vinda ao blog! Obrigada pelas palavras, fico feliz que tenha gostado do texto. Falou tudo, Deus no controle! Sigamos firmes com fé e na certeza de que, por mais que não possamos compreender, tudo tem um propósito e que vai ficar tudo bem!Bjux minha linda, saudades imensas!

  7. Excelente reflexão! Em tempos de pandemia, sofrimento e tanto enloquecimento e falta de bom senso, dá alívio ver uma reflexão tão lúcida e sensata! Arrasou, Diva! 😍

    1. Ô lindeza! Obrigada pelas belas palavras, fico muito feliz que tenha gostado do texto. Esses tempos difíceis fazem a gente refletir, principalmente vendo tanta besteira sendo dita de forma irresponsável. Bjux Diva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *