Bodegas Subterrâneas de Aranda de Duero

Já ouviu falar sobre as bodegas subterrâneas da Espanha? São várias bodegas construídas desde a idade média, a maioria entre os séculos XII e XV. Uma boa parte delas se encontra na cidade de Aranda de Duero. Inclusive, o local faz parte da Rota do Vinho que é super procurada por turistas do mundo inteiro. Aranda fica há apenas 85 Km de onde moramos, então aproveitamos o final de semana do meu aniversário para conhecermos a cidade e as famosas bodegas. Foi uma delícia de passeio e descobertas, vem comigo que te conto tudo!

Como chegar

Para quem está em Madrid tem opções de transporte público e carro. São 160,7km de distância entre as duas cidades indo pela via A-1. A companhia de ônibus que sai da capital é a AISA, é possível comprar as passagens pelo site. Mas, para quem está em Burgos como nós, a companhia é a ALSA e é possível comprar diretamente na rodoviária, pelo site ou pelo aplicativo da empresa.

Nós fomos com a ALSA, pagamos 16,45 € ida e volta por pessoa (em outubro de 2019), levamos 1h e 15min de Burgos até Aranda.

História das Bodegas Subterrâneas

Conta-se que na idade média o vinho movimentava a economia da região. Por isso, os moradores escavaram adegas sob suas casas. Dessa forma criaram um enorme túnel subterrâneo para a conservação dos vinhos elaborados na cidade. Em Aranda de Duero esse “túneis” somam cerca de 7 km de extensão que chegam a até 12m de profundidade. Igualmente, nos povoados vizinhos também existem várias bodegas subterrâneas. As mais conhecidas ficam em Peñafiel que espero visitar algum dia.

Segundo a guia que nos acompanhou em uma visitação, todas as bodegas de Aranda estão entre 9 e 12 metros de profundidade devido ao nível do rio, assim evitam que as bodegas sejam inundadas.

Curtindo o início da tarde no parque às margens do Rio Douro em Aranda de Duero

Ela nos explicou também o motivo das construções. Disse que inicialmente ninguém pensou em formar tantos quilômetros de bodegas, nem em criar uma rede de galerias subterrâneas; a ideia era que cada família tivesse embaixo de sua própria casa um espaço para elaborar e conservar seu vinho. Mas, já no séc. XIV a indústria do vinho se tornou muito importante na região e por isso decidiram interligar todas as bodegas. A intenção era criarem uma infraestrutura maior e mais relevante para que pudessem mover o vinho com maior facilidade, inclusive com uso de carroças e cavalos, já que algumas bodegas tem acesso direto à superfície com caminhos que levam ao rio.

Sugestões de Bodegas Subterrâneas

Fomos a várias bodegas e gostamos de todas. Mas, para não me estender muito, mencionarei somente as que mais nos encantaram.

Bodegas Subterrâneas e Históricas el Lagar de Isilla

Essa bodega fica abaixo do restaurante e bar de mesmo nome. Fomos durante o dia somente na parte superior e tomamos um bom vinho. Então, resolvemos voltar a noite para experimentarmos o famoso Lechazo assado (“¡Riquísimo!“, como dizem por aqui). Após saborearmos essa delícia da culinária espanhola, aproveitamos para conhecer a parte subterrânea.

Bodegas Subterrâneas El Lagar de Isilla

De fato é enorme e da a sensação de que é possível se perder por ali. Ainda bem que tem placas de localização. As placas também mencionam a que se destinavam determinados locais antigamente e a que se destinam atualmente. Além disso, tem vários objetos antigos e fotografias expostas pelas galerias. A principal utilidade dessa bodega era preservar o vinho, mas às vezes também era usada como abrigo e como uma forma de atravessar a muralha que cercava a cidade.

Galerias das Bodegas Subterrâneas
  • Localização: Calle Isilla, 18
  • Horário de funcionamento: De segunda a sábado de 10h às 23h30 e domingo de 11h às 17h.
  • Visitação à bodega é gratuita.
  • Site: http://www.lagarisilla.es

Bodega Bar Peñacoba

Essa bodega também tem um bar na entrada e, aos fundos onde expõem os produtos, a decoração é super estilosa. Dessa forma, ficamos um bom tempo ali, o ambiente é muito agradável.

A parte subterrânea também é interessante, essa nós achamos mais iluminada que a maioria das que tínhamos visitado, mas não me pareceu tão extensa (ao menos a parte que tivemos acesso sem guia). Contudo, eles oferecem vários pacotes que incluem visitas guiadas, degustação de vinhos e outras atividades que valem a pena conferir.

Bodegas Subterrâneas de Peñacoba
  • Localização: Calle Barrio Nuevo, 29
  • Horário de funcionamento: De segunda a sábado – de 9h às 21h30
  • Visitação gratuita para os clientes.
  • Site: http://www.bodegapeñacoba.com

Bodega Don Carlos

Antes de mais nada, chama a atenção o letreiro “Almacen de Drogas” que costuma ter filas para fotos. A saber, esse é o nome da loja que fica em cima da bodega, nela encontramos vinhos e outros acessórios para os amantes dessa bebida. Foi a primeira que visitamos, por isso o impacto ao entrarmos na parte subterrânea foi surpreendente. Assim que descemos pela longa escada, vimos a parte inicial com um espaço bonito, decorado de forma rústica com mesas e bancos para as degustações. Em seguida já fica menos iluminado e iniciam as galerias da bodega.

Além disso, eles também oferecem pacotes de visitas guiadas à bodega subterrânea com teatralização histórica e cursos de degustação de vinhos com diversas opções de acompanhamentos: queijos, produtos ibéricos e até mesmo um belo almoço incluindo o cordero lechal assado, famoso na região.

Bodegas subterrâneas Don Carlos

Museo do Vinho Ribera del Duero y Ribiertete

No local funciona uma pequena agencia de turismo e é um dos pontos de informações sobre a cidade. Além disso, contam com uma loja onde vendem vinhos, acessórios e diversos pacotes que incluem visitação às bodegas e aos vinhedos.

Nós havíamos comprado pelo site um pacote que incluía visita guiada com degustação à Bodega Tierra Aranda. Mas, ao chegarmos lá nos informaram que estavam trabalhando numa fase onde a liberação do Gás Carbônico (CO2) era grande, o que tornaria arriscada uma visita e por esse motivo a entrada de visitantes é proibida nesses dias. Na recepção uma moça simpática nos ajudou ligando para o Museu do Vinho, pois foram os responsáveis pela venda do pacote. Nos ofereceram duas opções: o reembolso ou uma visita guiada à uma bodega subterrânea com degustação de vinhos, ficamos com a segunda opção. Contudo, apesar da frustração num primeiro momento, a alternativa foi uma grata surpresa.

Bodegas subterrâneas do séc. XIII

Fomos ao museu, onde a guia nos contou um pouco da história das bodegas e da cidade Aranda de Duero. Em seguida fizemos a visitação à uma bodega subterrânea do séc. XIII que fica próximo ao museu. Foi uma experiência interessante e enriquecedora, enquanto nos divertíamos, aprendemos um pouco sobre as fases do processo de elaboração tradicional dos vinhos da Ribera del Duero. Além disso, aprendemos também sobre cores, aromas e diferentes sabores dos vinhos. A visita durou cerca de 2h30.

• Localização: Calle Cascajar, 4
  • Visitação sem guia gratuita, com áudio-guia 2,90 € e com degustação de uma taça de vinho 4,90€.
  • Site: http://www.ribiertete.com/

Dica

Caso tenha a oportunidade de conhecer a Aranda de Duero, não deixe de visitar as bodegas subterrâneas. A experiência além de interessante é de uma riqueza história impressionante. Independente da estação do ano que você for, saiba que é bom levar um casaquinho porque a temperatura nas bodegas é constante o ano todo.

Espero que tenha gostado. Você, já visitou alguma bodega subterrânea? Me conte sua experiência!